Estar no lugar de alguém: um processo de negociação entre espectador e personagem a partir da “experiencialidade”

Autores

  • Regiane Regina Ribeiro Universidade Federal do Paraná
  • Valquiria Michela John Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2020.174430

Palavras-chave:

Ficção seriada, Experiencialidade, Experiência estética, Personagem, Consumo midiático

Resumo

O artigo em questão discute o processo de produção de sentido em que se desloca a atenção para os personagens na ficção seriada. O argumento defendido é de que as séries tendem a elaborar um jogo para o receptor que, mesmo imerso em um enredo, é supervalorizado. Assim, o que se pretende apresentar como hipótese é que, na narrativa das séries, a centralidade do enredo é enfraquecida em função do processo de negociação pela audiência que, a partir da “experiencialidade”, coloca-se no jogo de repetir a trajetória de alguém. Tais argumentações pretendem responder a seguinte questão: o consumo das séries é uma tentativa de experiência estética relacionada mais a um convite de vivenciar no presente o lugar do personagem do que o de ser conduzido pela narrativa na qual já se prevê os acontecimentos? Parte-se de uma discussão teórica sobre o crescimento do consumo de ficção seriada, a estrutura desse texto narrativo e a relação entre esse tipo de consumo e a experiência estética, ou seja, um modo específico de temporalidade e de fruição, nas quais o receptor está implicado.

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Biografia do Autor

  • Regiane Regina Ribeiro, Universidade Federal do Paraná

    Doutora e mestra em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná e dos cursos de graduação do Decom/UFPR. Líder do Grupo de Pesquisa NEFICS – Núcleo de Estudos em Ficção Seriada (PPGCOM/UFPR).

  • Valquiria Michela John, Universidade Federal do Paraná

    Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná e dos cursos de graduação do Decom/UFPR. Pesquisadora do grupo Nefics e da Rede Obitel Brasil de Pesquisadores de Ficção Televisiva.

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Publicado

2020-12-21

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Estar no lugar de alguém: um processo de negociação entre espectador e personagem a partir da “experiencialidade”. RuMoRes, [S. l.], v. 14, n. 28, p. 223–244, 2020. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2020.174430. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/174430.. Acesso em: 28 mar. 2024.