O follow no Instagram como recurso de gratificação aos participantes do Big Brother Brasil 21 e sua relação com a cultura do cancelamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2022.194617

Palavras-chave:

Mídias sociais, Instagram, Big Brother Brasil, Cancelamento

Resumo

Este artigo analisa o engajamento nas mídias sociais de quatro participantes da 21a edição do reality-show Big Brother Brasil, problematizando como suas performances repercutiram no número de seguidores no Instagram durante a exibição do programa. A pesquisa foi feita apontando uma correlação entre a quantidade de follows e unfollows registrados nos perfis dos participantes com base em opiniões declaradas e atitudes ocorridas no programa televisivo. Por meio dos estudos dos Usos e Gratificações, foi possível compreender a interveniência da cultura do cancelamento influenciando nas perdas e nos ganhos de seguidores nos canais digitais dos(as) envolvidos(as), e como o comportamento de cada um dentro do programa foi traduzido no engajamento do público consumidor, interagindo com o reality-show no Instagram por meio da identificação pessoal ou motivada pela empatia.

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Biografia do Autor

  • Adhemar Lage, Universidade Federal de Sergipe

    Mestrando em Cinema e Interdisciplinaridade pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Bacharel em Comunicação Social –Cinema e Audiovisual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

  • Sara de Pina, Universidade Federal de Sergipe

    Mestranda em Cinema e Interdisciplinaridade pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela UFS.

  • Vitor Braga, Universidade Federal de Sergipe

    Graduado em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo – pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (PÓSCOM-UFBA). Atualmente é professor do Curso de Jornalismo da (Ufal) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (PPGCOM-UFS). Compõe o Grupo de Pesquisa em Interações, Tecnologias Digitais e Sociedade (GITS-UFBA) e o Laboratório de Visualidades, Narrativas e Tecnologias (LAVINT-UFS).

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Publicado

2022-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O follow no Instagram como recurso de gratificação aos participantes do Big Brother Brasil 21 e sua relação com a cultura do cancelamento. RuMoRes, [S. l.], v. 16, n. 32, p. 316–337, 2022. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2022.194617. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/194617.. Acesso em: 19 abr. 2024.