Influenciadores, intelectuais, mediadores simbólicos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2022.200396Palavras-chave:
Influenciadores, Comunicação, Internet, Mídias digitais, Redes sociaisResumo
Este ensaio tem como objeto de reflexão a figura do “influenciador”, personagem recente da esfera digital. Para apreender sua especificidade, o autor estabelece um contraste com outras figuras da literatura em ciências sociais: o intelectual, os mediadores simbólicos, as celebridades. É no contraponto entre essas categorias que a dimensão da “influência” se explicita.
Downloads
Referências
ORTIZ, R. As celebridades como emblema sociológico. Sociologia e Antropologia, Rio de Janeiro, v. 6, n. 3, p. 669-697, 2016.
ORTIZ, R. O universo do luxo. São Paulo: Alameda, 2019.
ORTIZ, R. Sobre o trabalho intelectual. Porto Alegre: Zouk, 2021.
ORTIZ, R. Trajetos e memórias. São Paulo: Brasiliense, 2010.
ORTIZ, R. Universalismo e diversidade. São Paulo: Boitempo, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Renato Ortiz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaro a total e irrestrita cessão de direitos autorais sobre o texto enviado para publicação na Rumores – Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias. Entendo que o conteúdo do artigo é de minha inteira responsabilidade, inclusive cabendo a mim a apresentação de permissão para uso de imagens, ilustrações, tabelas, gráficos de terceiros que, porventura, venham a integrá-lo.