Influenciadores, intelectuais, mediadores simbólicos

Autores

  • Renato Ortiz Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2022.200396

Palavras-chave:

Influenciadores, Comunicação, Internet, Mídias digitais, Redes sociais

Resumo

Este ensaio tem como objeto de reflexão a figura do “influenciador”, personagem recente da esfera digital. Para apreender sua especificidade, o autor estabelece um contraste com outras figuras da literatura em ciências sociais: o intelectual, os mediadores simbólicos, as celebridades. É no contraponto entre essas categorias que a dimensão da “influência” se explicita.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Renato Ortiz, Universidade Estadual de Campinas

    Professor titular da Universidade Estadual de Campinas e autor de diversos livros, entre eles: Trajetos e Memórias (Brasiliense, 2010); Universalismo e Diversidade (Boitempo, 2015); O Universo do Luxo (Alameda, 2019); Sobre o Trabalho Intelectual (Zouk, 2021).

Referências

ORTIZ, R. As celebridades como emblema sociológico. Sociologia e Antropologia, Rio de Janeiro, v. 6, n. 3, p. 669-697, 2016.

ORTIZ, R. O universo do luxo. São Paulo: Alameda, 2019.

ORTIZ, R. Sobre o trabalho intelectual. Porto Alegre: Zouk, 2021.

ORTIZ, R. Trajetos e memórias. São Paulo: Brasiliense, 2010.

ORTIZ, R. Universalismo e diversidade. São Paulo: Boitempo, 2015.

Downloads

Publicado

2022-07-26

Edição

Seção

Ensaio

Como Citar

Influenciadores, intelectuais, mediadores simbólicos. RuMoRes, [S. l.], v. 16, n. 31, p. 279–289, 2022. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2022.200396. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/200396.. Acesso em: 28 mar. 2024.