Toda ação tem uma reação: as causas e consequências dos discursos de ódio

Autores

  • Carla de Araujo Risso Faculdade de Comunicação da Bahia da Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2022.201926

Palavras-chave:

Discurso de ódio, Liberdade de expressão, Democracia

Resumo

Na era das novas Tecnologias da Informação e Comunicação, novos mecanismos de seleção de conteúdos foram criados pelas plataformas digitais a partir do tratamento de dados pessoais e do uso de algoritmos opacos, produzindo novas dinâmicas para a circulação de mensagens. Nesse contexto, pelo caráter emotivo que lhes confere maior capacidade de viralização, os discursos de ódio têm sido largamente utilizados para influenciar a opinião pública. Contudo esta não é estática nem homogênea, e a emissão dos discursos de ódio normalmente terá uma resposta na esfera discursiva. A partir das reflexões de Patrick Charaudeau, este trabalho reflete sobre o discurso de ódio e as formas de sua concretização (ações) e as respostas provocadas (reações).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carla de Araujo Risso, Faculdade de Comunicação da Bahia da Universidade Federal da Bahia

    Professora da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), está vinculada aos grupos de pesquisa Núcleo 3 – Grupo de Estudo e Pesquisa de Práticas e de Produtos Discursivos da Cultura Midiática da UFBA e Núcleo de Apoio à Pesquisa Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (Obcom) da Universidade de São Paulo (USP). Concluiu o pós-doutorado (2019-2020), doutorado (2012) e mestrado (2005) em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

Referências

BARBOSA, F. R. Um debate sobre o fenômeno do populismo na Europa central pós 1989. Revista Estudos Políticos, Niterói, v. 9, n. 1, p. 104-124, 2018. Disponível em: https://bit.ly/3V4Vhx8. Acesso em: 8 ago. 2022.

BARENDT, E. What is the harm of hate speech? Ethical Theory and Moral Practice, Nova Iorque, v. 22, p. 539-553, 2019. Disponível em: https://bit.ly/3EzrAib. Acesso em: 04 set. 2022.

BRUM, E. O tio do churrasco que chegou à presidência. Outras Mídias, São Paulo, 7 jan. 2019. Disponível em: https://bit.ly/3tBZI6C. Acesso em: 5 set. 2022.

CHARAUDEAU, P. Discurso político. São Paulo: Contexto, 2011.

CHARAUDEAU, P. Discurso das mídias. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2013.

CHARAUDEAU, P. Linguagem e discurso: modos de organização. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2016.

EXTREMISTAS custam a acreditar que um “casalzinho” do Paraná desmonetizou R$62 milhões […]. [Ponta Grossa], 19 maio 2022. Twitter: @slpng_giants_pt. Disponível em: https://bit.ly/3g6kLeF. Acesso em: 4 set. 2022.

FELIPE, M. Câmaras de eco, filtro bolha e polarização: do que estamos falando? *desinformante, [s. l.], 10 fev. 2022a. Disponível em: https://bit.ly/3OjaAjy. Acesso em: 10 out. 2022.

FELIPE, M. Preparar a audiência antes de ela ter contato com a desinformação: entenda o prebunking. *desinformante, [s. l.], 29 ago. 2022b. Disponível em: https://bit.ly/3E5A2nS. Acesso em: 4 set. 2022.

GENESINI, S. A pós-verdade é uma notícia falsa. Revista USP, São Paulo, n. 116, p. 45-58, 2018. Disponível em: https://bit.ly/3tFCNY0. Acesso em: 17 abr. 2020.

GORODNICHENKO, Y.; PHAM, T.; TALAVERA, O. Social media, sentiment and public opinions: evidence from #Brexit and #USElection”. NBER Working Paper, Cambridge, n. 24.631, 2018. Disponível em: https://bit.ly/3Ahnc4M. Acesso: 13 ago. 2022.

LACLAU, E. O discreto charme do populismo. [Entrevista cedida a] Eleonora de Lucena. Folha de S. Paulo, São Paulo, 15 dez. 2013. Disponível em: https://bit.ly/3EzyUua . Acesso em: 8 ago. 2022.

LEVITSKY, S.; ZIBLATT, D. Como as democracias morrem. São Paulo: Zahar, 2018.

MAITRA I; MCGOWAN M. K. Speech and harm: controversies over free speech. Oxford: Oxford University Press, 2012.

NEMER, D. Fake news, democracia e regulação. In: SEMINÁRIO “DESINFORMAÇÃO, DESIGUALDADES DE COMUNICAÇÃO E REGULAÇÃO”, 2022, São Paulo. Anais […]. São Paulo: USP, 2022. Disponível em: https://bit.ly/3O9Togi. Acesso em: 4 set. 2022.

NOELLE-NEUMANN, E. La espiral del silencio – opinión pública: nuestra piel social. Barcelona: Paidós, 1995.

NOBATA, C.; TETREAULT, J.; THOMAS, A.; MEHDAD, Y.; CHANG, Y. Abusive language detection in online user content. In: WWW ’16: International Conference on World Wide Web, 25., 2016, Montreal. Proceedings […]. Geneva: International World Wide Web Conferences Steering Committee, 2016. p. 145-153.

PAGANOTTI, I.; SAKAMOTO, L. M.; RATIER, R. P. “Vaza, Falsiane!”: iniciativa de letramento midiático contra notícias falsas em redes sociais. Intexto, Porto Alegre, n. 52, e-94227, 2021. Disponível em: https://bit.ly/3GDv7xx. Acesso em: 22 out. 2022.

PEIRANO, M. El enemigo conoce el sistema: manipulación de ideas, personas e influencias después de la Economía de la atención. Madri: Debate, 2019. E-book.

REPÓRTERES SEM FRONTEIRAS. Brasil. [S. l.]: Repórteres sem Fronteiras, 2022. Disponível em: https://rsf.org/pt-br/pais/brasil. Acesso em 04 set. 2022.

SILVA, A. dos S. R. da. Estudo de modelos distribucionais para detecção de discurso de ódio em português. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo, 2022.

SITE bolsonaro.com.br, com críticas ao presidente, sai do ar. UOL, São Paulo, 1 set. 2022. Disponível em: https://bit.ly/3UIN4Pi. Acesso em: 4 set. 2022.

SOHN, D. Spiral of Silence in the Social Media Era: A Simulation Approach to the Interplay Between Social Networks and Mass Media. Communication Research, [s. l.], p. 1-28, 2019. DOI: 10.1177/0093650219856510. Acesso: 26 nov. 2022.

SOUSA, J. P. Elementos de teoria e pesquisa da comunicação e dos media. 2. ed. Porto: [s. n.], 2006. Disponível em: https://bit.ly/3tC93vq. Acesso em: 10 nov. 2022.

SOUZA, F. Bolsonaro.com.br: “Não sou político e estou preparado para me defender”, diz empresário que registrou domínio. BBC News Brasil, São Paulo, 31 ago. 2022. Disponível em: https://bbc.in/3AIFhJt. Acesso em: 4 set. 2022.

STIER, S.; BLEIER, A.; LIETZ, H.; STROHMAIER, M. Election campaigning on social media: politicians, audiences, and the mediation of political communication on Facebook and Twitter. Political Communication, Abingdon, v. 35, n. 1, p. 50-74, 2018. https://doi.org/10.1080/10584609.2017.1334728

TAVARES, V. Como sua indignação nas redes sociais pode ter efeito contrário ao desejado. BBC News Brasil, São Paulo, 23 jul. 2020. Disponível em: https://bbc.in/3E5By9y. Acesso em: 10 nov. 2022.

WALDRON, J. The harm in hate speech. Cambridge: Harvard University Press, 2012.

WARDLE, C.; DERAKHSHAN, H. Information disorder: toward an interdisciplinary framework for research and policy making – Council of Europe report DGI (2017)09. Estrasburgo: Council of Europe, 2017. Disponível em: https://bit.ly/3Oe4Rex. Acesso em: 8 abr. 2022.

WARNER, W.; HIRSCHBERG, J. Detecting Hate on the World Wide Web. In: Proceedings of the Second Workshop on Language in Social Media. Columbia University. Nova York: Department of Computer Science, 2012. Disponível em: https://bit.ly/3VwJac7. Acesso: 26 nov. 2022.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Toda ação tem uma reação: as causas e consequências dos discursos de ódio. RuMoRes, [S. l.], v. 16, n. 32, p. 171–196, 2022. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2022.201926. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/201926.. Acesso em: 26 abr. 2024.