Elementos mundializados em narrativas de streaming: padronização e cultura de séries em Young Royals, Wandinha e Sex Education

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2024.226110

Palavras-chave:

Indústria cultural, cultura de séries, mundialização, padronização, narrativa

Resumo

Este artigo analisa elementos de narrativas de streaming para identificar características promotoras de mundialização atuais da cultura de séries. São analisadas as séries Young Royals, Wandinha e Sex Education. A postura teórico-metodológica deste trabalho é derivada da análise cultural de produtos audiovisuais. São realizados apontamentos sobre idiomas, representações de migrantes e estrangeiros, estrutura escolar, sexualidade e hábitos de consumo. Identificamos uma perceptível padronização em representação de estereótipos, ambientações, elementos estéticos e elementos narrativos em tais séries, característicos de novos modos de mundialização das narrativas seriadas do streaming.

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Biografia do Autor

  • Mauricio de Souza Fanfa, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atuou como professor substituto no Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM e como pesquisador de pós-doutorado na Södertörns högskola, Suécia. Membro do grupo de pesquisa Comunicação, Identidades e Fronteiras e do grupo de pesquisa Comunicação e Desenvolvimento.

  • Ana Clara Lima Ribeiro, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

    Bacharel em Produção Editorial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestranda e bolsista CNPq no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG). Integra o grupo de pesquisa Leitura Literária, Edição, Mediação e Ensino (LLEME).

  • Mar Rodrigues Fonseca, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

    Bolsista FAPEMIG, mestrando em Estudos de Linguagens, Edição, Linguagem e Tecnologia, no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG). Graduada em Comunicação Social – Produção Editorial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

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Publicado

2024-12-20

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

FANFA, Mauricio de Souza; RIBEIRO, Ana Clara Lima; FONSECA, Mar Rodrigues. Elementos mundializados em narrativas de streaming: padronização e cultura de séries em Young Royals, Wandinha e Sex Education. RuMoRes, [S. l.], v. 18, n. 36, p. 111–131, 2024. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2024.226110. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/226110.. Acesso em: 28 abr. 2025.