Elementos mundializados em narrativas de streaming: padronização e cultura de séries em Young Royals, Wandinha e Sex Education
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2024.226110Palavras-chave:
Indústria cultural, cultura de séries, mundialização, padronização, narrativaResumo
Este artigo analisa elementos de narrativas de streaming para identificar características promotoras de mundialização atuais da cultura de séries. São analisadas as séries Young Royals, Wandinha e Sex Education. A postura teórico-metodológica deste trabalho é derivada da análise cultural de produtos audiovisuais. São realizados apontamentos sobre idiomas, representações de migrantes e estrangeiros, estrutura escolar, sexualidade e hábitos de consumo. Identificamos uma perceptível padronização em representação de estereótipos, ambientações, elementos estéticos e elementos narrativos em tais séries, característicos de novos modos de mundialização das narrativas seriadas do streaming.
Downloads
Referências
ALFRED Gough. In: Wikipedia. [San Francisco, CA: Wikimedia Foundation, 2023]. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Alfred_Gough. Acesso em: 19 mar. 2023.
DAVID Morrissey. In: IMDb. [Estados Unidos, 2023]. Disponível em: https://www.imdb.com/name/nm0332184/. Acesso em: 19 mar. 2023.
HALL, S. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; Apicuri, 2016.
HARRISON, E. Netflix’s Sex Education is set in a British school – so why does it feel so American? Radio Times. Northampton, 17 maio 2019. Disponível em: https://www.radiotimes.com/tv/comedy/sex-education-netflix-british-show-look-so-american/. Acesso em: 13 abr. 2023.
LAURIE Nunn. In: IMDb. [Estados Unidos, 2023a]. Disponível em: https://www.imdb.com/name/nm5677403/. Acesso em: 19 mar. 2023.
LAURIE Nunn. In: Wikipedia. [San Francisco, CA: Wikimedia Foundation, 2023b]. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Laurie_Nunn. Acesso em: 19 mar. 2023.
LIPOVETSKY, G. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
MILES Millar. In: Wikipedia. . [San Francisco, CA: Wikimedia Foundation, 2023]. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Miles_Millar. Acesso em: 19 mar. 2023.
MONTEIRO, M.; AZAMBUJA, P. Análise cultural de produtos audiovisuais: relato de construção de protocolo teórico-metodológico. Comunicação & Inovação, São Caetano do Sul, v. 19, n. 41, p. 49-66, 2018. DOI: https://doi.org/10.13037/ci.vol19n41.5482
MORIN, E. Cultura de massas no século XX: o espírito do tempo. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.
ORTIZ, R. Mundialização e Cultura. São Paulo: Editora Brasiliense, 2006.
ROSE, Erica. Gomez. In: Wikipedia. [San Francisco, CA: Wikimedia Foundation, 2019]. Disponível em: https://www.behindthename.com/name/gomez/submitted
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000.
SANTOS, M. A Natureza do Espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
SEX Education. Direção: Ben Taylor, Kate Herron. Reino Unido: Netflix, 2019.
SCHIFFRIN, A. O negócio dos livros: como as grandes corporações decidem o que você lê. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2001.
SILVA, M. V. B. Cultura das séries: forma, contexto e consumo de ficção seriada na contemporaneidade. Galáxia, São Paulo, v. 14, p. 241-252, 2014.
SILVA, M. V. B. Origem do drama seriado contemporâneo. MATRIZes, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 127-143, 2015.
SODRÉ, M. Por um conceito de minoria. In: PAIVA, Raquel; BARBALHO, Alexandre (Orgs.). Comunicação e cultura das minorias. São Paulo: Paulus, 2005. p. 11-14.
STEPHEN Graham. In: IMDb. [Estados Unidos, 2023]. Disponível em: https://www.imdb.com/name/nm1087368/. Acesso em: 19 mar. 2023.
VINNIE Jones. In: IMDb. [Estados Unidos, 2023]. Disponível em: https://www.imdb.com/name/nm0587692/. Acesso em: 19 mar. 2023.
WANDINHA. Direção: Gandja Monteiro, James Marshall (III) e Tim Burton. Estados Unidos: Netflix, 2022.
YOUNG Royals. Direção: Rojda Sekersöz. Suécia, 2021.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Mauricio de Souza Fanfa, Ana Clara Lima Ribeiro, Mar Rodrigues Fonseca

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaro a total e irrestrita cessão de direitos autorais sobre o texto enviado para publicação na Rumores – Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias. Entendo que o conteúdo do artigo é de minha inteira responsabilidade, inclusive cabendo a mim a apresentação de permissão para uso de imagens, ilustrações, tabelas, gráficos de terceiros que, porventura, venham a integrá-lo.