A crítica cinematográfica nos filmes brasileiros Benzinho e A mãe

Autores

  • Cecília Mello Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Luna Gonçalves D'Alama Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes https://orcid.org/0000-0003-0100-8971

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2024.227867

Palavras-chave:

Crítica de mídia, Crítica cinematográfica, Cinema brasileiro, Benzinho, A mãe

Resumo

Este artigo analisa três críticas jornalísticas do filme Benzinho (2018), dirigido por Gustavo Pizzi, e outras três do filme A mãe (2022), de Cristiano Burlan, publicadas na grande mídia por críticos como Luiz Carlos Merten (O Estado de S. Paulo), Eduardo Escorel (piauí) e Flavia Guerra (UOL). Para elucidar melhor esse cenário, introduz conceitos da obra de Pareyson sobre a crítica de arte; de Silva e Soares e de Paganotti e Soares sobre a crítica de mídias; e de Xavier sobre a crítica cinematográfica. Nas conclusões, aponta para a ainda baixa participação feminina e de outras maiorias minorizadas na crítica especializada dos grandes veículos, e para a importância da volta das cotas de tela – interrompidas em 2021, pelo governo Bolsonaro, e retomadas em 2024, pelo governo Lula – para a valorização do cinema brasileiro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cecília Mello, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Professora no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Foi Pesquisadora Visitante na Beijing Film Academy (2013), na Universidade de Pequim (2015), na Taipei National University of the Arts (2010 e 2017), na Universidade de Nottingham em Ningbo (2021) e no King’s College London (2022).
  • Luna Gonçalves D'Alama, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Integra o Laboratório de Crítica e Investigação Audiovisual (Laica), do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) da ECA. Especialista em Mídia, Informação e Cultura pelo Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (Celacc), da ECA.

Referências

A MÃE. ANCINE, 2018. Disponível em: https://sad.ancine.gov.br/projetosaudiovisuais/ConsultaProjetosAudiovisuais.do;jsessionid=B1C075BD6688C78D669619A3A34AD464?method=detalharProjeto&numSalic=187499. Acesso em: 10 ago. 2023.

A MÃE. Direção: Cristiano Burlan. Roteiro: Cristiano Burlan e Ana Carolina Marinho. São Paulo: Cup Filmes, 2022. 90 min. Son. Cor. DCP.

BENZINHO. Direção: Gustavo Pizzi. Roteiro: Gustavo Pizzi e Karine Teles. São Paulo: Vitrine Filmes, 2018. 95 min. Son. Cor. DCP.

BRAGA, J. L. A sociedade enfrenta sua mídia: dispositivos sociais de crítica midiática. São Paulo: Paulus, 2006.

CARTAXO, M. De Macabéa a Pacarrete. Entrevistadora: Luna D’Alama. Revista E, São Paulo, n. 11, ano 29, p. 74-77. Disponível em: https://www.sescsp.org.br/de-macabe-a-pacarrete-depoimento-da-atriz-marcelia-cartaxo/. Acesso em: 10 ago. 2023.

ESCOREL, E. Desamparo nas telas. piauí, São Paulo, nov. 2022. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/desamparo-nas-telas/. Acesso em: 30 jul. 2023.

FERNANDEZ, A. A. ‘Benzinho’ realiza o feito de encontrar grandeza no banal. Folha de S.Paulo, São Paulo, ago. 2018. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2018/08/benzinho-realiza-o-feito-de-encontrar-grandeza-no-banal.shtml. Acesso em: 30 jul. 2023.

GUERRA, F. No duro, mas tocante, “A Mãe” Marcélia Cartaxo busca filho desaparecido. Splash UOL, [S. l.], nov. 2022. Disponível em: https://www.uol.com.br/splash/colunas/flavia-guerra/2022/11/14/no-duro-mas-tocante-a-mae-marcelia-cartaxo-busca-do-filho-desaparecido.htm. Acesso em: 30 jul. 2023.

HESSEL, M. Benzinho – Drama de maternidade ecoa forte o Brasil que normalizou a crise. Omelete, [S. l.], ago. 2018. Disponível em: https://www.omelete.com.br/filmes/criticas/benzinho. Acesso em: 30 jul. 2023.

MENEZES, M. As cotas de tela, positivas para o cinema brasileiro, precisam ser retomadas. Folha de S.Paulo, São Paulo, ago. 2023. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2023/08/as-cotas-de-tela-sao-positivas-para-o-cinema-brasileiro-e-precisam-ser-retomadas.shtml. Acesso em: 20 ago. 2023.

MERTEN, L. C. A tragédia das mães da periferia sob o olhar de Cristiano Burlan. Estadão, São Paulo, fev. 2020. Disponível em: https://www.estadao.com.br/cultura/cinema/a-tragedia-das-maes-da-periferia-sob-o-olhar-de-cristiano-burlan/. Acesso em: 30 jul. 2023.

MERTEN, L. C. Karine Teles é a alma de ‘Benzinho’, filme que fez em família com o ex-marido. Estadão, São Paulo, ago. 2018. Disponível em: https://www.estadao.com.br/cultura/cinema/karine-teles-e-a-alma-de-benzinho-filme-que-fez-em-familia-com-o-ex-marido/. Acesso em: 30 jul. 2023.

PAGANOTTI, I.; SOARES, R. L. A meta para a crítica da/na mídia em abordagens metacríticas. MATRIZes, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 131-153, 2019. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/5d6537c8-1f2b-4883-8b53-a0f0de8b35e5/002962273.pdf. Acesso em: 15 jul. 2023.

PAINEL Indicadores do Mercado de Exibição. ANCINE – Agência Nacional do Cinema, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/ancine/pt-br/oca/resultados-cinema-brasileiro/painel-indicadores. Acesso em: 10 ago. 2023.

PAREYSON, L. Leitura da obra de arte. In: PAREYSON, L. Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p. 201-246.

SILVA, G.; SOARES, R. L. Para pensar a crítica de mídias. Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia, Porto Alegre, v. 20, n. 3, p. 820-839, 2013. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/14644. Acesso em: 20 jul. 2023.

SOARES, R. L.; SILVA, G. Lugares da crítica na cultura midiática. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v. 13, n. 37, p. 9-28, 2016. Disponível em: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/1140. Acesso em: 30 jul. 2023.

XAVIER, I. O papel estratégico da crítica na formação do pensamento cinematográfico. RuMoRes, São Paulo, v. 13, n. 25, p. 12-31, 2019. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/155969. Acesso em: 01 ago. 2023.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MELLO, Cecília; D'ALAMA, Luna Gonçalves. A crítica cinematográfica nos filmes brasileiros Benzinho e A mãe. RuMoRes, [S. l.], v. 18, n. 36, p. 178–199, 2024. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2024.227867. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/227867.. Acesso em: 27 abr. 2025.