Informação e produção de sentido: a integração da categoria recepção no processo documentário-informacional

Autores

  • Marilda Lopes Ginez de Lara Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).
  • Maria de Fátima Gonçalves Moreira Tálamo Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCamp).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2008.51106

Palavras-chave:

Recepção, sociedade de massas, linguagem documentária, processos documentários, comunicação documentária, lingüística documentária, terminologia.

Resumo

As tecnologias da informação e da comunicação ainda não respondem integralmente às questões do acesso à informação semântica, razão pela qual continuam pertinentes os investimentos em metodologias de organização prévia da informação. Ao comparar a sociedade da informação com a sociedade de massa emerge a importância da categoria da recepção. Como inserir tal categoria nos procedimentos documentários, como entendê-la no âmbito da circulação social da informação e do conhecimento são indagações recorrentes que apresentam, no entanto, avanços tímidos no que tange às respostas dadas. O presente trabalho propõe a integração da categoria da recepção no processo documentário através da noção de interação, substituindo a idéia de usuário ideal pela de sujeito social. Pressupõe-se que um sistema de recuperação da informação apresente-se como máquina produtora de sentido, valendo-se de linguagem documentária que contemple invariavelmente a oferta de opções, segundo as especificidades qualificadas das demandas informacionais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marilda Lopes Ginez de Lara, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).
    Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).
  • Maria de Fátima Gonçalves Moreira Tálamo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCamp).
    Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCamp).

Downloads

Publicado

2008-06-25

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Informação e produção de sentido: a integração da categoria recepção no processo documentário-informacional. RuMoRes, [S. l.], v. 1, n. 2, 2008. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2008.51106. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/51106.. Acesso em: 28 mar. 2024.