Severa, Gabriela, Dona Beija e outras travessias

Autores

  • Maria Cristina Castilho Costa Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2008.51109

Palavras-chave:

Censura teatral, teatro, Brasil, Portugal, indústria cultural.

Resumo

Apresenta o Arquivo Miroel Silveira composto pelos processos da censura prévia ao teatro exercida pela extinta Divisão de Diversões Públicas paulista e as pesquisas que estão sendo desenvolvidas a partir de sua documentação. Uma delas dedica-se ao estudo das relações entre censura, teatro e indústria cultural no Brasil e em Portugal. Ao tratar das trocas simbólicas que aconteceram entre mídias, linguagens e países, toma como exemplo a peça A Severa, do autor português Júlio Dantas, levantando as influências que a protagonista feminina possa ter tido na construção de heroínas das telenovelas brasileiras.

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Biografia do Autor

  • Maria Cristina Castilho Costa, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).
    Professora titular da Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA/USP). criscast@usp.br.

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Publicado

2008-06-25

Edição

Seção

Artigos