Convergências das redes: nova fronteira para compreender a cibercidadania e o jornalismo on-line

Autores

  • Ricardo Nicola Faculdade de Arquitetura, Arte e Comunicação da Universidade Estadual Paulista (Unesp-Bauru).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2008.51122

Palavras-chave:

Internet, cibercidadania, jornalismo digital, mídias digitais, comportamento cibersocial.

Resumo

Ainda que a constituição da internet possa parecer um tema já bastante explorado pelas pesquisas cibersociais, o assunto, contudo, emerge e se manifesta como um terreno vasto para gerar investigações das ciências sociais aplicadas, e, em especial, da comunicação – tendo como papel de destaque, o jornalismo digital. Pretende-se apontar as principais variáveis que auxiliam na compreensão dos fenômenos hipermidiáticos presentes na web. Como outrora apresentadas em outros artigos de minha autoria, tais variáveis estão categorizadas como redes em convergência que, na atualidade, totalizam-se em seis, sendo elas: redes de símbolos (signos), línguas, nações, comunidades, mercados e máquinas; e, que neste artigo, se mostram importante para compreender a cidadania on-line, agora percebida não só como fruto de um sistema fragmentário, mas o próprio.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ricardo Nicola, Faculdade de Arquitetura, Arte e Comunicação da Universidade Estadual Paulista (Unesp-Bauru).
    Doutor em Multimeios pela Unicamp, é professor doutor da Faculdade de Arquitetura, Arte e Comunicação (Unesp-Bauru). Autor de Cibersociedade – quem é você no mundo on-line (Senac-SP, 2004), tendo realizado pós-doutorado (2006-2007) no McLuhan Program in Culture and Technology da Universidade de Toronto, como bolsista Capes. midia.press@uol.com.br

Downloads

Publicado

2008-12-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Convergências das redes: nova fronteira para compreender a cibercidadania e o jornalismo on-line. RuMoRes, [S. l.], v. 2, n. 3, 2008. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2008.51122. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/51122.. Acesso em: 25 abr. 2024.