A representação imagética do fato e a verdade evanescente

Autores

  • Larissa Soares Carneiro Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2008.51129

Palavras-chave:

Imagem, sentido, subjetividade, linguagem, significação.

Resumo

Este trabalho discute a natureza do ponto de vista subjetivo, as interpretações individuais recorrentes dele e a construção de um sentido unívoco e ordenado. Parte das reflexões foram levantadas anteriormente por Pier Paolo Pasolini e Manuela Penafria sobre o filme Zapruder, o plano-seqüência fílmico que registrou o assassinato do presidente John Fitzgerald Kennedy. O artigo acrescenta à discussão o livro ficcional de Ian McEwan – «Reparação» – e as conseqüências da busca pelo sentido a partir da imagem. Para tanto, são abordadas as características inerentes da imagem e seu efeito na psicologia humana e na tessitura da vida social midiatizada. O artigo argumenta que a construção do sentido jornalístico é fruto das significações e das expectativas que estão no próprio íntimo e consciência daquele que, mediando o fato, narra a acontecimento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Larissa Soares Carneiro, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).
    Graduada em Comunicação Social – habilitação jornalismo – e mestranda do Programa de Pós-Gradução em Comunicação Social – Interações Midiáticas da PUC-Minas. larissagrau@gmail.com.

Downloads

Publicado

2008-12-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A representação imagética do fato e a verdade evanescente. RuMoRes, [S. l.], v. 2, n. 3, 2008. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2008.51129. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/51129.. Acesso em: 25 abr. 2024.