Multiculturalismo e literatura: as fronteiras do currículo oficial

Autores

  • Aline Akemi Nagata Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2008.51130

Palavras-chave:

Literatura, ensino, multiculturalismo, currículo.

Resumo

A introdução de um currículo escolar único para o país é problemática quando consideramos as fronteiras multiculturais existentes. Apesar de ser considerado um país acima de qualquer preconceito, muitos deles estão camuflados nos parâmetros nacionais impostos pelo governo. Em relação ao ensino de Literatura, percebemos que as fronteiras são ainda maiores, já que este ainda se encontra pautado nos cânones, desconsiderando a riqueza cultural existente em outras esferas de circulação. Fato é, que junto com a introdução de um currículo único observam aqueles que o teceram, é necessário introduzir aspectos regionais que tornem o ensino mais rico e atenda às necessidades de cada público-alvo. No entanto, na própria forma de exposição do documento oficial, percebemos que esta não é uma abertura de fato.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Aline Akemi Nagata, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
    Graduada em Letras pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atualmente é mestranda no Programa de Lingüística Aplicada, do Instituto de Estudos da Linguagem, da Universidade Estadual de Campinas. kemi.nagata@gmail.com.

Downloads

Publicado

2008-12-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Multiculturalismo e literatura: as fronteiras do currículo oficial. RuMoRes, [S. l.], v. 2, n. 3, 2008. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2008.51130. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/51130.. Acesso em: 28 mar. 2024.