O slogan publicitário: algumas estratégias argumentativas

Autores

  • Edson Santos Silva Universidade de São Paulo (USP).
  • Wilma Rigolon Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2009.51142

Palavras-chave:

Slogan, persuasão, estratégias argumentativas.

Resumo

Na sociedade de consumo, a publicidade ocupa lugar de destaque, pois apresenta uma linguagem elaborada que visa influenciar as pessoas na compra de produtos e/ou idéias, bem como pode proporcionar mudança de comportamento. Assim, para que o consumidor seja mais atento e crítico, deve conhecer alguns elementos de persuasão que a publicidade usa para conquistar seu público. Neste trabalho, serão analisadas algumas técnicas discursivas presentes na linguagem publicitária, no caso, o «slogan» publicitário de natureza verbal, evidenciando a força persuasiva do enunciado proposto.

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Biografia do Autor

  • Edson Santos Silva, Universidade de São Paulo (USP).
    Doutorando em Língua Portuguesa na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH-USP). Professor de Língua Portuguesa e Literaturas, na UniSant’Anna e coordenador de oficinas pedagógicas. jeremoabo@ig.com.br.
  • Wilma Rigolon, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
    Mestre em Língua Portuguesa na PUC-SP e graduada em Pedagogia. Professora de Língua Portuguesa, Lingüística e Prática de Ensino nas Faculdades Integradas Teresa Martin/Uniesp. Coordenadora de oficinas pedagógicas. wilma.rigolon@itelefonica.com.br.

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Publicado

2009-04-14

Edição

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Artigos

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