A representação do “eu” na interação com o “outro”: uma análise do documentário Edifício Master, de Eduardo Coutinho

Autores

  • Marine Souto Alves Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC
  • Cláudio do Carmo Gonçalves Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2010.51189

Palavras-chave:

Representação, documentário, real e ficcional, interação social.

Resumo

O presente trabalho estabelece uma leitura do documentário Edifício Master, de Eduardo Coutinho a partir da idéia traçada por Erving Goffman a respeito da representação que desempenhamos de nós mesmos na interação com o outro. Para tanto, procuraremos observar como as pessoas se re-inventam diante da câmera, pensando tanto na interação face to face dessas pessoas com o cineasta e sua câmera, como a interação indireta com o público espectador. Assim também, buscaremos entender como a relação entre o real e o ficcional é articulada no filme, tanto pelas performances dos personagens quanto pelo próprio diretor e equipe de produção do documentário, os responsáveis pela criação de uma “realidade fílmica”. Nesse ínterim, procuraremos refletir sobre as questões que envolvem a produção de um filme documentário, com base, principalmente, nas teorias trabalhadas por Bill Nichols.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marine Souto Alves, Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC
    Mestranda e bolsista CAPES do curso de Letras: Linguagens e Representações pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, sob a orientação do Profº Dr. Cláudio do Carmo Gonçalves. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2008).
  • Cláudio do Carmo Gonçalves, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
    Doutor em Ciência da Literatura pela UFRJ; Docente do Mestrado em Letras junto ao Programa de Pós-Graduação em Linguagem e representações e Adjunto do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz/ UESC - Bahia. Graduado em Letras pela UERJ / UniverCidade ; Museologia pela UNI-RIO; Direito pela Metodista Bennett; Mestre em Ciência da Literatura pela UFRJ ; Produção acadêmica e pesquisas nas áreas de memória, com ênfase nos tópicos de Patrimônio, crítica da cultura, cânone e ficção contemporânea.

Downloads

Publicado

2010-06-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A representação do “eu” na interação com o “outro”: uma análise do documentário Edifício Master, de Eduardo Coutinho. RuMoRes, [S. l.], v. 4, n. 7, 2010. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2010.51189. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/51189.. Acesso em: 19 abr. 2024.