Hibridação intersensorial, intertextual-semiótica e interformativa: trans-hibridações

Autores

  • Agnus Valente Universidade Estadual Paulista (Unesp).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2010.51195

Palavras-chave:

Hibridação intersensorial intertextual-semiótica, interformativa, hibridismo, trans-hibridação.

Resumo

Este artigo apresenta minhas contribuições teóricas para os estudos dos Métodos Heurísticos da Criação: a formulação dos conceitos de “hibridação intersensorial”, “hibridação intertextual-semiótica” e “hibridação interformativa”. A hibridação intersensorial apóia-se na noção dos “meios produtivos como extensão do homem” (McLuhan); a hibridação intertextual-semiótica funda-se na acepção do termo “texto” expandido do código verbal ao visual e a outros “sistemas sígnicos” (Kristeva, Bense, Peirce), embasada numa “intertextualidade poética ou crítica” (Perrone-Moysés) e na “tradução intersemiótica” (Jakobson, Plaza); e a hibridação interformativa associa o conceito de “formatividade” (Pareyson) à produção (co-autorias, influências e/ou linhagens artísticas) e à recepção (obras interativas). A abrangência desses conceitos nos permite reconhecê-los em diversos campos da criação humana, de acordo com a “predominância” (Jakobson) com que comparecem nos processos de trans-hibridação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Agnus Valente, Universidade Estadual Paulista (Unesp).
    Doutor em Artes pela Escola de Comunicações e Artes ECA/USP com a tese ÚTERO portanto COSMOS: Hibridações de Meios, Sistemas e Poéticas de um Sky-Art Interativo (2008), com orientação de Carmela Gross; Mestre em Artes pela ECA/USP com a dissertação PARABOLA-IMAGO: Transmutações Criativas entre o Verbal e o Visual (2002), com Bolsa FAPESP e orientação de Julio Plaza; Docente no Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes IA/UNESP; organizador da Revista HIBRIDA Eletrônica; e Pesquisador do Grupo de Pesquisa Poéticas Digitais, coordenado por Gilbertto Prado-ECA/USP.

Downloads

Publicado

2010-06-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Hibridação intersensorial, intertextual-semiótica e interformativa: trans-hibridações. RuMoRes, [S. l.], v. 4, n. 7, 2010. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2010.51195. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/51195.. Acesso em: 16 abr. 2024.