Coelhos na cartola: publicidade e entretenimento na campanha de Sony Bravia

Autores

  • Juliana de Assis Furtado Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2010.51198

Palavras-chave:

Publicidade, entretenimento, consumo, espetáculo, marca.

Resumo

Na publicidade contemporânea, observamos um movimento de certas campanhas para uma direção que exclui a racionalidade. O produto surge desmaterializado, caracterizado por sensações, sons e idéias visuais que, em conjunto, transmitem seu benefício de uma forma intangível. Em muitos casos, ele apenas assina a peça, aliado à força de um conceito que centraliza suas qualidades. O imperativo é ausente, e a persuasão fica por conta de uma imagem de marca pré-construída, que concentra valores invisíveis – mas já cravados no imaginário do público a que se destina. O lúdico toma conta da mensagem, tornando-se a ponte que separa (ou une) publicidade e entretenimento. É o caso da campanha publicitária da TV Sony
Bravia, que há alguns anos tem seus filmes premiados em festivais pelo mundo. Neste trabalho, analisamos o mais recente deles, ouro em Cannes no ano de 2008. Como acontece a desmaterialização? Pelo que o produto é substituído? Que valores essa construção veicula? São perguntas que buscamos responder.

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Biografia do Autor

  • Juliana de Assis Furtado, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
    Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM–SP). Graduada em Publicidade e Propaganda pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado

2010-06-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Coelhos na cartola: publicidade e entretenimento na campanha de Sony Bravia. RuMoRes, [S. l.], v. 4, n. 7, 2010. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2010.51198. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/51198.. Acesso em: 24 abr. 2024.