A Submersão nas Imagens Sonoras: o som e suas dimensões reais e imaginárias

Autores

  • Damyler Ferreira Cunha Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2011.51221

Palavras-chave:

Acusmático, fora-de-campo, ruído.

Resumo

Este texto pretende discutir a utilização do ruído fora-de-campo como força expressiva cênica nos filmes: Hamaca Paraguaya (2006), de Paz Encina, e La Ciénaga (2001) e La Mujer sin Cabeza (2008), ambos da diretora Lucrécia Martel. A modulação desses ruídos e sua inserção na cena como sons abruptos geram no espectador uma expectativa de algum estado novo que não é revelado pela imagem mostrada, existe uma incongruência entre o que é visto e o que é ouvido na tela.

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Biografia do Autor

  • Damyler Ferreira Cunha, Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP).
    Graduada em Comunicação Social - habilitação em Radio e TV pela Universidade Federal de Goiás, em 2005. Mestranda no programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicação e Artes/USP.

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Publicado

2011-06-18

Edição

Seção

Especial

Como Citar

A Submersão nas Imagens Sonoras: o som e suas dimensões reais e imaginárias. RuMoRes, [S. l.], v. 5, n. 9, 2011. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2011.51221. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/51221.. Acesso em: 23 abr. 2024.