Juízo e o Teatro da Justiça: Narrativa e Performance

Autores

  • Clara Leonel Ramos Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2011.51224

Palavras-chave:

Juízo, documentário brasileiro, auto-representação.

Resumo

O texto apresenta análise do filme Juízo (Maria Augusta Ramos, 2007), documentário que trabalha predominantemente no modo observacional e aborda a vida de menores infratores no Rio de Janeiro, tendo como foco a questão da performance dos sujeitos filmados e a tensão que se estabelece entre o desejo destes sujeitos de se auto-representar e as estratégias narrativas utilizadas pela autora.

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Biografia do Autor

  • Clara Leonel Ramos, Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP).
    Possui graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), mestrado no Departamento de Cinema da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, com a pesquisa “As múltiplas vozes da Caravana Farkas e a crise do modelo sociológico” (2007) e desenvolve pesquisa de doutorado no mesmo departamento enfocando as estratégias de autorepresentação de pesoas reais no documentário. É documentarista e produtora audiovisual.

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Publicado

2011-06-18

Edição

Seção

Especial

Como Citar