Bossa Nova como régua e compasso: apontamentos sobre a crítica musical no Brasil

Autores

  • Marildo José Nercolini Universidade Federal Fluminense (UFF).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2011.51230

Palavras-chave:

Crítica, crítica musical brasileira, Bossa Nova.

Resumo

Este ensaio pretende refletir sobre a crítica musical massiva no Brasil, atendo-se ao período compreendido entre o final dos anos 50 e a década de 60. A hipótese aqui levantada é que os parâmetros em termos de valores estético-musicais aí construídos tornaram-se hegemônicos nos anos posteriores, tendo a Bossa Nova e, sobretudo João Gilberto, como marcos desse processo. Para isso, inicialmente se faz uma reflexão em torno da questão da crítica em termos gerais para posteriormente se fixar na análise do período proposto e da hipótese apresentada.

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Biografia do Autor

  • Marildo José Nercolini, Universidade Federal Fluminense (UFF).
    Professor do Departamento de Estudos Culturais e do Programa de Pós-Graduação da UFF. mjnercolini@gmail.com.

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Publicado

2011-06-18

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Bossa Nova como régua e compasso: apontamentos sobre a crítica musical no Brasil. RuMoRes, [S. l.], v. 5, n. 9, 2011. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2011.51230. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/51230.. Acesso em: 26 abr. 2024.