O pesadelo mortal de John Carpenter projetado nas idéias de Walter Benjamin

Autores

  • Rogério Ferraraz Universidade Anhembi-Morimbi (UAM).
  • Maria Ignês Carlos Magno Universidade Anhembi-Morimbi (UAM).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2011.51231

Palavras-chave:

Audiovisual contemporâneo, John Carpenter, Walter Benjamin, aura, coleção, experiência.

Resumo

Nossa proposta visa retomar os estudos de Walter Benjamin para verificar se ainda são atuais e recorrentes algumas de suas temáticas nas mais diferentes áreas da produção cultural massiva e midiática. Neste artigo, escolhemos três temas tratados por Benjamin, o da aura, o da coleção e o da experiência, para discutirmos um exemplo da produção audiovisual contemporânea, o telefilme de horror Pesadelo mortal, do cineasta John Carpenter, feito para a série Mestres do Terror, em 2005. Consideramos pertinente essa discussão não só porque favorece um debate maior sobre os gostos e os repertórios estéticos na cultura midiática, vista como um espaço de mediação entre o massivo e o popular, mas porque possibilita também, através do estudo de um caso exemplar do audiovisual contemporâneo – um filme de gênero dirigido por um cineasta autoral para uma série de televisão –, a revisão e a atualização dos estudos culturais e da teoria da cultura de massa, através de um de seus principais pensadores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rogério Ferraraz, Universidade Anhembi-Morimbi (UAM).
    Professor no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (São Paulo). rogerioferraraz@uol.com.br.
  • Maria Ignês Carlos Magno, Universidade Anhembi-Morimbi (UAM).
    Maria Ignês Carlos Magno é professora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (São Paulo). magno@autosil.pt.

Downloads

Publicado

2011-06-18

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

O pesadelo mortal de John Carpenter projetado nas idéias de Walter Benjamin. RuMoRes, [S. l.], v. 5, n. 9, 2011. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2011.51231. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/51231.. Acesso em: 28 mar. 2024.