A identidade portuguesa através de representações turísticas durante o Estado Novo

Autores

  • Cândida Cadavez Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2011.51235

Palavras-chave:

Representações turísticas, indústria portuguesa do turismo, Primeiro Congresso Nacional de Turismo.

Resumo

Acredita-se que as pessoas se tornam turistas na medida em que conhecem a cultura dos Outros e entram em contato com ela. A maior parte dos viajantes escolheria seus destinos baseada na promessa de visitarem paisagens exclusivas, em ambientes autênticos e inimitáveis, oriundos de importantes eventos históricos. As narrativas turísticas são profícuas em articular motivos culturais e nacionais para respaldar suas construções. Há um uso constante de conceitos como , e , o que leva os turistas à crença de que entrarão em contato com uma realidade intocada – e que seria, de alguma maneira, endêmica. Isso posto, percebe-se a estreita relação entre as narrativas turísticas e as nacionalistas, já que ambas compartilham as mesmas estratégias de validação discursiva.

 

Este estudo é parte de uma corrente pesquisa de doutorado, cujo objetivo é analisar como o Estado Novo fez uso de representações turísticas para disseminar e legitimar sua ideologia política. Com o artigo, gostaria de apresentar e discutir momentos-chave na indústria portuguesa do turismo, durante os anos 1930 e 1940. Abordarei o Primeiro Congresso Nacional de Turismo (1936) e a figura de António Ferro, assessor de Oliveira Salazar para assuntos turísticos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cândida Cadavez, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Portugal.

    Professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa/ Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. candida.cadavez@eshte.pt  

Downloads

Publicado

2011-06-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A identidade portuguesa através de representações turísticas durante o Estado Novo. RuMoRes, [S. l.], v. 5, n. 9, 2011. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2011.51235. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/51235.. Acesso em: 20 abr. 2024.