A interatividade como protagonista na Current TV: uma nova forma de fazer televisão

Autores

  • Renata Barreto Malta Universidade Metodista do Estado de São Paulo (UMESP).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2011.51260

Palavras-chave:

Comunicação, interatividade, televisão.

Resumo

Por meio deste trabalho, pretendemos mostrar como a comunicação unilateral vem se modificando através da inserção do público no processo de produção do comunicado. A internet aparece como grande pivô de transformação, garantindo ao usuário o poder de interagir. Seguindo essa tendência, os outros meios, como a televisão, buscam maior interação com o seu público, ainda que ela não seja um meio de comunicação interativo em sua essência. Neste artigo, analisamos, como objeto de pesquisa, a Current TV, uma televisão americana via satélite e a cabo, que também está presente na internet, e tem como proposta a inclusão da audiência no processo de produção do conteúdo transmitido por ela. Percebemos, assim, que a emissora ora citada inova quando foca na interação mútua, e não apenas na reativa.

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Biografia do Autor

Renata Barreto Malta, Universidade Metodista do Estado de São Paulo (UMESP).

Doutoranda em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2009). Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (2000). Atualmente é bolsista CAPES. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Midiática, atuando principalmente nos seguintes temas: mídia, espetáculo e pós-modernidade. renatamalta@hotmail.com.

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Publicado

2011-12-19

Como Citar

MALTA, R. B. A interatividade como protagonista na Current TV: uma nova forma de fazer televisão. RuMoRes, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 204-219, 2011. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2011.51260. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/51260. Acesso em: 31 maio. 2023.

Edição

Seção

Artigos