Jornalismo impresso na era digital: uma crítica à segmentação do público e à fragmentação do noticiário

Autores

  • Gabriela Nóra Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2011.51265

Palavras-chave:

Jornalismo impresso, segmentação, novas tecnologias, temporalidade

Resumo

A análise da mídia impressa evidencia que a especialização temática, seguida da fragmentação do noticiário, é uma tendência mundial que tem se acentuado com o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação. O trabalho busca refletir sobre os processos de segmentação do público e de fragmentação do noticiário, no contexto da temporalidade imediata e da desvalorização da memória frente a um presente contínuo e efêmero. Um cenário no qual “textos curtos e em carreira suicida” tentam competir com a TV e a Web, em lugar de construírem os grandes gêneros que não se encontram em nenhuma delas.

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Biografia do Autor

Gabriela Nóra, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Doutoranda e Mestre em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ. Membro do Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária (LECC), da ECO/UFRJ.

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Publicado

2011-12-19

Como Citar

NÓRA, G. Jornalismo impresso na era digital: uma crítica à segmentação do público e à fragmentação do noticiário. RuMoRes, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 297-314, 2011. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2011.51265. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/51265. Acesso em: 31 maio. 2023.

Edição

Seção

Artigos