Operações enunciativas e discursivas em um culto televisivo da Igreja Universal do Reino de Deus

Autores

  • Bruno Sampaio Garrido Universidade Estadual Paulista (Unesp)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2011.51266

Palavras-chave:

Igreja Universal do Reino de Deus, tele-evangelismo, midiatização, enunciação, discurso

Resumo

Este trabalho analisou uma pregação do bispo da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) Edir Macedo, exibida no programa Santo Culto em seu Lar. O objetivo foi o de verificar as estratégias discursivas e enunciativas utilizadas na construção do seu discurso e as relações de sentido decorrentes. Pelas análises, constatou-se que a pregação do bispo recorre a um jogo enunciativo em que sua autoridade como sacerdote é reforçada ao se colocar como representante de Deus, legitimando suas ações e conduzindo constantemente a relação com os interlocutores. Somado a uma fala entremeada por excertos bíblicos e estruturas lexicais e sintáticas que reiteram seus argumentos e consolidam uma tendência dominante sobre o público, isso colabora para que a IURD seja entendida como a única instituição a permitir um encontro com Deus, e que o fiel não tem outra escolha a não ser pagar o dízimo, para que tal encontro aconteça e o livre de uma vida medíocre e distante do Senhor.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bruno Sampaio Garrido, Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Jornalista, licenciado em Letras, mestrando em Comunicação pela Unesp de Bauru. Assistente de Suporte Acadêmico do Departamento de Psicologia da Unesp de Bauru. bgarrido@fc.unesp.br.

Downloads

Publicado

2011-12-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Operações enunciativas e discursivas em um culto televisivo da Igreja Universal do Reino de Deus. RuMoRes, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 315–332, 2011. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2011.51266. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/51266.. Acesso em: 20 abr. 2024.