Narrativas interativas: imersão, participação e transformação no caso da nova tecnologia para games “kinect”

Autores

  • Raul Inácio Busarello Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
  • Patricia Bieging Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
  • Vânia Ribas Ulbricht Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2012.51294

Palavras-chave:

game, narrativa digital, interatividade.

Resumo

O desenvolvimento tecnológico faz surgir novas formas de interação e participação no ambiente digital, onde os games se apresentam como importante artifício. Uma narrativa digital deve permitir ao usuário vivenciar categorias estéticas que estimulem o processo de imersão. Com o objetivo de relacionar essas categorias com as atuais formas de interação dos games, realiza-se um estudo de caso acerca da tecnologia kinect, que proporciona ao usuário o controle dos conteúdos através do corpo e da voz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raul Inácio Busarello, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Raul é graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, pós-graduado em Design Gráfico e Estratégia Corporativa e mestrando em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). raulbusarello@hotmail.com.

Patricia Bieging, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Patrícia é graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, pós-graduada em Propaganda e Marketing e mestranda em Educação, na linha Educação e Comunicação, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). patricia.big@hotmail.com.

Vânia Ribas Ulbricht, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Vânia é professora doutora do Curso de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). ulbricht@floripa.com.br

Downloads

Publicado

2012-08-06

Como Citar

BUSARELLO, R. I.; BIEGING, P.; ULBRICHT, V. R. Narrativas interativas: imersão, participação e transformação no caso da nova tecnologia para games “kinect”. RuMoRes, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 145-161, 2012. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2012.51294. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/51294. Acesso em: 4 mar. 2021.

Edição

Seção

Artigos