Investigações sobre fotogenia: produção de afetos no cinema de John Cassavetes

Autores

  • Rodrigo Desider Fischer Universidade de Brasília (UnB).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2012.51296

Palavras-chave:

Cinema, fotogenia, afeto, percepção, John Cassavetes.

Resumo

Este artigo visa ompreender como a fotogenia, enquanto dispositivo cinematográfico, é alcançada nos filmes de John Cassavetes. Partindo das inquietações de Walter Benjamin, que identifica uma nova configuração nas artes com a reprodutibilidade técnica, este artigo pretende ampliar o conceito de fotogenia no cinema relacionando-o com sua capacidade de produzir afetos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Desider Fischer, Universidade de Brasília (UnB).
    Doutorando na linha de pesquisa Processos composicionais para a cena, do Programa de Pós-Graduação em Arte da Universidade de Brasília. Ator desde 1995, é diretor do Grupo Experimental Desvio há dez anos e professor da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. rodrigofischer01@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2012-08-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Investigações sobre fotogenia: produção de afetos no cinema de John Cassavetes. RuMoRes, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 180–199, 2012. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2012.51296. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/51296.. Acesso em: 29 mar. 2024.