A questão da autoria no filme documentário e o caso Jean Rouch: uma perspectiva de análise

Autores

  • Sandra Straccialano Coelho Universidade Federal da Bahia (UFBA).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2012.55284

Palavras-chave:

Cinema documentário, autoria, Jean Rouch.

Resumo

O problema da autoria é difícil de abordar nos estudos cinematográficos e, sobretudo, no estudo do documentário. Esse artigo propõe o modelo teórico do campo de produção cultural desenvolvido pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu como abordagem especialmente interessante para essa questão. Primeiramente, discutem-se alguns dos principais desafios e problemas teóricos relacionados à autoria no documentário. A seguir, por meio da análise da posição autoral do etnógrafo e cineasta Jean Rouch, demonstra-se, brevemente, o caso de um autor que tensionou as fronteiras do campo da produção cinematográfica e documentária em um determinado momento, consolidando-se, assim, como figura paradigmática de uma determinada tradição no campo.

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Biografia do Autor

  • Sandra Straccialano Coelho, Universidade Federal da Bahia (UFBA).
    Doutoranda em comunicação e cultura contemporâneas na Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em multimeios pela Unicamp e bacharel em letras pela mesma instituição. Membro do Laboratório de Análise Fílmica e do Núcleo em Análise do Cinema Documentário (UFBA). Atualmente desenvolve pesquisa sobre a narrativa na etnoficção de Jean Rouch.

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Publicado

2012-12-02

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A questão da autoria no filme documentário e o caso Jean Rouch: uma perspectiva de análise. RuMoRes, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 233–252, 2012. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2012.55284. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/55284.. Acesso em: 25 abr. 2024.