Escritura e desconstrução da imagem e do som no cinema: uma análise de O Inferno de Henri-Georges Clouzot
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2012.55291Palavras-chave:
Cinema, media language, L’Enfer, Deconstruction, psychoanalysis.Resumo
O objetivo do presente artigo é fazer a análise do filme inacabado O Inferno (1964), por meio do documentário O Inferno de Henri-Georges Clouzot (2009), utilizando o arcabouço teórico da Desconstrução representado aqui pelo pensamento acerca do cinema de Jacques Derrida e Jean-François Lyotard. Pretendemos, assim, mostrar como essa forma propriamente cinematográfica de mostrar o inferno e o ciúme buscada por Clouzot teve como eixo principal de articulação uma desconstrução dos dois elementos que justamente se configuram como os centrais da arte cinematográfica: o som e a imagem. É a partir de uma revisão crítica do trabalho feito tradicionalmente com estes elementos que Clouzot busca outra forma de (re)presentação linguística.Downloads
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