Entre o medo de ser só mais um e a exigência de ser si mesmo: distinção e autenticidade na propaganda brasileira dos anos 1970 e 2000

Autores

  • Henrique Mazetti Universidade Federal de Viçosa (UFV).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2012.55301

Palavras-chave:

Publicidade, distinção, autenticidade, produção de subjetividade.

Resumo

Este artigo analisa e compara os anúncios publicitários brasileiros veiculados nas décadas de 1970 e 2000 com o intuito de descobrir quais foram as transformações ocorridas nos modelos de subjetividade apresentados pela propaganda entre os dois períodos. As evidências empíricas apontam a predominância, nos anúncios dos anos 1970, de incentivos para que os indivíduos se compreendam e se relacionem com os outros através da busca por distinção e status social. Já nos anos 2000, identifica-se a ascensão de apelos relativos à autenticidade, produtos e marcas prometem auxiliar os indivíduos a serem si mesmos. Além de demonstrar como os ideais de distinção e autenticidade são elaborados na publicidade, busca-se compreender o que tornou possível a assimilação do discurso da autenticidade pela propaganda.

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Biografia do Autor

  • Henrique Mazetti, Universidade Federal de Viçosa (UFV).
    Professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestre e doutorando em comunicação e cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ).

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Publicado

2012-12-02

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Entre o medo de ser só mais um e a exigência de ser si mesmo: distinção e autenticidade na propaganda brasileira dos anos 1970 e 2000. RuMoRes, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 214–232, 2012. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2012.55301. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/55301.. Acesso em: 25 abr. 2024.