O método Análise de Cobertura Jornalística e o acontecimento noticioso da doença do ex-presidente Lula

Autores

  • Gislene Silva Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Rosana de Lima Soares Escola de Comunicações e Artes da USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2013.69431

Palavras-chave:

Jornalismo, notícia, cobertura, tradução, discurso, narrativa.

Resumo

Nesta reflexão sobre o jornalismo defendemos uma perspectiva teórico-epistemológica, pela qual entendemos ser metodologicamente viável pesquisar em uma das três instâncias do circuito comunicativo (produção, produto e recepção) dinâmicas que informem sobre as demais. Tomamos o pressuposto de que o acontecimento jornalístico pode ser observado e analisado por meio das marcas que o processo de produção da notícia deixa visíveis no próprio produto acabado. Assim, a nossa hipótese sugere que as coberturas jornalísticas, entendidas como estratégias de apuração e angulação, configuram um mesmo acontecimento social em diferentes acontecimentos jornalísticos. Como objetivo último, a reflexão trazida aqui quer investir na notícia como tradução do fato, mais conceitualmente como tradução cultural.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gislene Silva, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Ciências Sociais/Antropologia pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP), com pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP). gislenedasilva@gmail.com.

  • Rosana de Lima Soares, Escola de Comunicações e Artes da USP

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais e do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Ciências da Comunicação pela mesma universidade. rosanasoares@gmail.com.

Downloads

Publicado

2013-12-27

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

O método Análise de Cobertura Jornalística e o acontecimento noticioso da doença do ex-presidente Lula. RuMoRes, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 80–97, 2013. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2013.69431. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/69431.. Acesso em: 28 mar. 2024.