O método Análise de Cobertura Jornalística e o acontecimento noticioso da doença do ex-presidente Lula

Autores

  • Gislene Silva Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Rosana de Lima Soares Escola de Comunicações e Artes da USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2013.69431

Palavras-chave:

Jornalismo, notícia, cobertura, tradução, discurso, narrativa.

Resumo

Nesta reflexão sobre o jornalismo defendemos uma perspectiva teórico-epistemológica, pela qual entendemos ser metodologicamente viável pesquisar em uma das três instâncias do circuito comunicativo (produção, produto e recepção) dinâmicas que informem sobre as demais. Tomamos o pressuposto de que o acontecimento jornalístico pode ser observado e analisado por meio das marcas que o processo de produção da notícia deixa visíveis no próprio produto acabado. Assim, a nossa hipótese sugere que as coberturas jornalísticas, entendidas como estratégias de apuração e angulação, configuram um mesmo acontecimento social em diferentes acontecimentos jornalísticos. Como objetivo último, a reflexão trazida aqui quer investir na notícia como tradução do fato, mais conceitualmente como tradução cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gislene Silva, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Ciências Sociais/Antropologia pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP), com pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP). gislenedasilva@gmail.com.

Rosana de Lima Soares, Escola de Comunicações e Artes da USP

Professora do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais e do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Ciências da Comunicação pela mesma universidade. rosanasoares@gmail.com.

Downloads

Publicado

2013-12-27

Como Citar

SILVA, G.; SOARES, R. de L. O método Análise de Cobertura Jornalística e o acontecimento noticioso da doença do ex-presidente Lula. RuMoRes, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 80-97, 2013. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2013.69431. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/69431. Acesso em: 27 jan. 2022.

Edição

Seção

Dossiê