Entre o céu e a terra: a cobertura das catástrofes e o discurso das autoridades

Autores

  • Márcia Franz Amaral Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Rejane de Oliveira Pozobon Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2013.69433

Palavras-chave:

Cobertura de catástrofes, fontes jornalísticas, fontes autorizadas, fontes experts.

Resumo

O trabalho se propõe a confrontar o discurso das fontes autorizadas com o das fontes experts em catástrofes climáticas, a partir da cobertura jornalística das revistas semanais sobre os deslizamentos ocorridos no Rio de Janeiro, no início de 2011. Ancorado em aportes da Análise do Discurso, buscamos as famílias parafrásticas mais recorrentes nas declarações dessas fontes no que tange às responsabilidades pela catástrofe. Na análise de sete revistas, concluímos que as fontes experts dedicam-se a tentar explicar cientificamente os fatos, a partir de uma atitude avaliativa e propositiva. Já as fontes autorizadas trazem um discurso totalmente despolitizado, não tomando para si as responsabilidades que lhe cabem no momento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Franz Amaral, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Programa de Pós–Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). marciafranz.amaral@gmail.com.

Rejane de Oliveira Pozobon, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professora do Programa de Pós–Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). rejane.op@terra.com.br.

Downloads

Publicado

2013-12-27

Como Citar

AMARAL, M. F.; POZOBON, R. de O. Entre o céu e a terra: a cobertura das catástrofes e o discurso das autoridades. RuMoRes, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 119-137, 2013. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2013.69433. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/69433. Acesso em: 28 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos