Dispositivos de interação entre jornal e leitor: as lógicas discursivas das organizações jornalísticas gaúchas

Autores

  • Viviane Borelli Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Elisangela Carlosso Machado Mortari Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2013.69437

Palavras-chave:

Interação, leitor, organização jornalística, discurso.

Resumo

São analisadas as operações enunciativas propostas pelas organizações jornalísticas gaúchas com intuito de manter e ampliar o contato com seus leitores. Para tal, são descritas as lógicas discursivas dos jornais gaúchos Diário de Santa Maria e A Razão (Santa Maria), Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul), O Nacional (Passo Fundo) e A Plateia (Sant’Ana do Livramento) ao buscarem contato com os leitores e também são entrevistados os seus editores-chefe. Os jornais criam estratégias singulares para que os leitores comprem sua edição e também para que continuem em contato através do ambiente digital. Entretanto, mesmo que o leitor seja convidado a participar por meio de um novo contrato de leitura, isso ocorre sob regras instituídas na e pela organização jornalística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Borelli, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora adjunta do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria e coordenadora do curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFSM. Possui doutorado em Ciências da Comunicação pela Unisinos. viviborelli10@gmail.com.

Elisangela Carlosso Machado Mortari, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora adjunta do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria e responsável pela Coordenadoria de Comunicação da UFSM. Possui doutorado em comunicação e cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. elimortari@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2013-12-27

Como Citar

BORELLI, V.; MORTARI, E. C. M. Dispositivos de interação entre jornal e leitor: as lógicas discursivas das organizações jornalísticas gaúchas. RuMoRes, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 158-176, 2013. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2013.69437. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/69437. Acesso em: 27 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos