Quanto vale o engajamento de uma celebridade em tempos de midiatização e manifestação?

Autores

  • Fernanda Medeiros Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2014.83569

Palavras-chave:

Celebridades, multidão, mídia, manifestações.

Resumo

Os protestos populares que pararam o Brasil em junho de 2013 evidenciaram um mal-estar difuso, que se afirmou gradualmente como um acontecimento histórico-político, formado por anônimos e atravessado pela nova utilização dos meios de comunicação. No que se refere à cultura da mídia, a atuação das celebridades durante estes eventos se torna um ponto de reflexão instigante, na medida em que se observava a inserção dos artistas na multidão, ao mesmo tempo em que suas ações eram amplamente destacadas pela mídia. Na intenção de melhor entender os possíveis limites que cercam e diferem as noções de celebrização e anonimato no território da midiatização, este artigo propõe-se a identificar algumas formas de relação que foram criadas durante as manifestações populares de 2013 por parte de algumas celebridades brasileiras.

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Biografia do Autor

  • Fernanda Medeiros, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).
    Mestranda no Programa de Pós Graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). medfernanda@gmail.com.

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Publicado

2014-08-09

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Quanto vale o engajamento de uma celebridade em tempos de midiatização e manifestação?. RuMoRes, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 127–139, 2014. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2014.83569. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/83569.. Acesso em: 28 mar. 2024.