Incríveis carros de corrida e seu movimento-cristal: poética da imagem automobilística de Géo Ham

Autores

  • Rafael Duarte Oliveira Venancio Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2015.85424

Palavras-chave:

automobilismo, poética das imagens, cartaz, Géo Ham (1900-1972)

Resumo

O presente artigo deseja observar como os cartazes de corridas de carros, notadamente os desenhados pelo artista francês Géo Ham, conseguem engendrar, em sua poética da imagem automobilística, um tipo de imagem estática que faça menção ao movimento de forma quase cinematográfica, chamada aqui de movimento-cristal. Utilizando-se o arcabouço teórico de Gilles Deleuze e do Groupe μ, o objetivo aqui é verificar como essas mise en scènes postas pelos cartazes são construções portemanteau que unem em uma representação imagética tanto a imagem-movimento, como a imagem-tempo e, o mais importante, que esse portemanteau é a representação gráfica do movimento-cristal e crucial para o pensamento de uma poética das artes imagéticas focadas no automobilismo e no esporte.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rafael Duarte Oliveira Venancio, Universidade Federal de Uberlândia

    Doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA- USP). É professor do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação na Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Referências

BUYSSENS, E. Semiologia & Comunicação Lingüística. São Paulo: Cultrix/Edusp, 1974.

DELEUZE, G. A Imagem-tempo – Cinema 2. São Paulo: Brasiliense, 2005.

DELEUZE, G. A Imagem-movimento – Cinema 1. Lisboa: Assírio & Alvim, 2009.

GROUPE μ. Rhétorique Générale. Paris: Seuil, 1982.

GROUPE μ. Tratado del signo visual. Madrid: Cátedra, 1993.

HODGES, D. The French Grand Prix. London: Temple Press, 1967.

LOPEZ, E. Car Posters. Suffolk: Antique Collector’s Club, 2014.

MACHADO, R. Deleuze, a arte e a filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

PEIRCE, C.S. “Conferências sobre Pragmatismo”. In: Os Pensadores: Peirce/Frege. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

ROMANINI, A. V. Semiótica Minuta: Especulações sobre a Gramática dos Signos e da Comunicação a partir da obra de Charles S. Peirce. Tese de Doutorado. São Paulo: PPGCOM-ECA-USP, 2006.

SANTOS, Francisco (ed.) Grand Prix. Lisboa: Público, 2003.

VENANCIO, R. D. O. “Anime e a poética da luta: metáforas e anagramas em Cavaleiros do Zodíaco”. Culturas Midiáticas. v. 5, n.2. João Pessoa: PPGC-UFPB, 2012.

VENANCIO, R. D. O. “Jornalismo Esportivo: Nós somos diferentes”. Observatório da Imprensa. Edição 788. Campinas: OI, 04/03/2014. Disponível em: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed788_nos_somos_diferentes. Acesso em 07/10/2014.

VERHAGEN, M. “The Poster in Fin-de-Siècle Paris: ‘That Mobile and Degenerate Art’”. In: CHARNEY, L. & SCHWARTZ, V. R. Cinema and the invention of modern life. Berkeley: UCP, 1995.

Downloads

Publicado

2015-08-06

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Incríveis carros de corrida e seu movimento-cristal: poética da imagem automobilística de Géo Ham. RuMoRes, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 93–116, 2015. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2015.85424. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/85424.. Acesso em: 24 abr. 2024.