Incríveis carros de corrida e seu movimento-cristal: poética da imagem automobilística de Géo Ham
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2015.85424Palavras-chave:
automobilismo, poética das imagens, cartaz, Géo Ham (1900-1972)Resumo
O presente artigo deseja observar como os cartazes de corridas de carros, notadamente os desenhados pelo artista francês Géo Ham, conseguem engendrar, em sua poética da imagem automobilística, um tipo de imagem estática que faça menção ao movimento de forma quase cinematográfica, chamada aqui de movimento-cristal. Utilizando-se o arcabouço teórico de Gilles Deleuze e do Groupe μ, o objetivo aqui é verificar como essas mise en scènes postas pelos cartazes são construções portemanteau que unem em uma representação imagética tanto a imagem-movimento, como a imagem-tempo e, o mais importante, que esse portemanteau é a representação gráfica do movimento-cristal e crucial para o pensamento de uma poética das artes imagéticas focadas no automobilismo e no esporte.
Downloads
Referências
BUYSSENS, E. Semiologia & Comunicação Lingüística. São Paulo: Cultrix/Edusp, 1974.
DELEUZE, G. A Imagem-tempo – Cinema 2. São Paulo: Brasiliense, 2005.
DELEUZE, G. A Imagem-movimento – Cinema 1. Lisboa: Assírio & Alvim, 2009.
GROUPE μ. Rhétorique Générale. Paris: Seuil, 1982.
GROUPE μ. Tratado del signo visual. Madrid: Cátedra, 1993.
HODGES, D. The French Grand Prix. London: Temple Press, 1967.
LOPEZ, E. Car Posters. Suffolk: Antique Collector’s Club, 2014.
MACHADO, R. Deleuze, a arte e a filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
PEIRCE, C.S. “Conferências sobre Pragmatismo”. In: Os Pensadores: Peirce/Frege. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
ROMANINI, A. V. Semiótica Minuta: Especulações sobre a Gramática dos Signos e da Comunicação a partir da obra de Charles S. Peirce. Tese de Doutorado. São Paulo: PPGCOM-ECA-USP, 2006.
SANTOS, Francisco (ed.) Grand Prix. Lisboa: Público, 2003.
VENANCIO, R. D. O. “Anime e a poética da luta: metáforas e anagramas em Cavaleiros do Zodíaco”. Culturas Midiáticas. v. 5, n.2. João Pessoa: PPGC-UFPB, 2012.
VENANCIO, R. D. O. “Jornalismo Esportivo: Nós somos diferentes”. Observatório da Imprensa. Edição 788. Campinas: OI, 04/03/2014. Disponível em: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed788_nos_somos_diferentes. Acesso em 07/10/2014.
VERHAGEN, M. “The Poster in Fin-de-Siècle Paris: ‘That Mobile and Degenerate Art’”. In: CHARNEY, L. & SCHWARTZ, V. R. Cinema and the invention of modern life. Berkeley: UCP, 1995.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro a total e irrestrita cessão de direitos autorais sobre o texto enviado para publicação na Rumores – Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias. Entendo que o conteúdo do artigo é de minha inteira responsabilidade, inclusive cabendo a mim a apresentação de permissão para uso de imagens, ilustrações, tabelas, gráficos de terceiros que, porventura, venham a integrá-lo.