A imagem construída sobre a TV Brasil: uma análise do discurso feito pela grande mídia brasileira sobre a televisão pública do país

Autores

  • Iluska Maria da Silva Coutinho Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
  • Allana Meirelles Vieira Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
  • Roberta Braga Chaves Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2014.89635

Palavras-chave:

Telejornalismo, televisão pública, TV Brasil, construção de imagem.

Resumo

Este trabalho faz parte do projeto de pesquisa Avaliação do telejornalismo da TV Brasil – monitoramento do cumprimento dos direitos à comunicação e à informação, realizado desde 2010. A pesquisa tem como proposta analisar a televisão pública brasileira, mapeando suas características, refletindo sobre seu papel na sociedade brasileira e propondo caminhos para a efetivação de um sistema mais plural e de caráter público no país. Este artigo em particular analisa a emissora sobre o ponto de vista dos discursos feitos sobre ela na grande mídia, buscando assim, refletir sobre a imagem que se constrói da TV Brasil. Este artigo é realizado a partir de pesquisas bibliográficas que enfocam o tema do sistema público de televisão, assim como através da busca por conteúdos citados pela grande mídia brasileira sobre a TV Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Iluska Maria da Silva Coutinho, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
    Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2003), com estágio doutoral na Columbia University (NY). Professora associada do departamento de Jornalismo e do mestrado em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). iluskac@globo.com.
  • Allana Meirelles Vieira, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
    Jornalista graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Realizou intercâmbio na Universidade de Aarhus, Dinamarca, com bolsa de estudos da UFJF. Integrante do Grupo de pesquisa “Jornalismo, Imagem e Representação” da UFJF, desde 2010, teve bolsa CNPq. allanameirelles@hotmail.com.
  • Roberta Braga Chaves, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
    Jornalista graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação pela mesma instituição. Integra desde 2010 o grupo de pesquisa “Jornalismo, Imagem e Representação”. robertabraga.ufjf@gmail.com.

Downloads

Publicado

2014-12-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A imagem construída sobre a TV Brasil: uma análise do discurso feito pela grande mídia brasileira sobre a televisão pública do país. RuMoRes, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 4–18, 2014. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2014.89635. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/89635.. Acesso em: 28 mar. 2024.