As práticas culturais no Central da periferia: características e argumentos de valor

Autores

  • Denise Figueiredo Barros do Prado Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2014.89642

Palavras-chave:

Práticas culturais, projeto Central da periferia, processos contemporâneos de valorização cultural.

Resumo

Apresentamos, aqui, como são realizadas a caracterização e a construção do valor das práticas culturais de grupos considerados periféricos no projeto Central da periferia. Percebemos que a caracterização das práticas culturais apresentadas revela elementos como o enraizamento no cotidiano, a forte ligação com a comunidade local, o surgimento de um sistema alternativo de circulação de suas produções, seu potencial expressivo e a presença das tecnologias midiáticas no cerne da cadeia produtiva. Associado a isso, os argumentos que alicerçam o valor cultural de tais práticas assentam-se, principalmente, sobre as potencialidades que essas práticas têm de alterarem as condições materiais de vida, os padrões de ação e de serem dotadas de potencial expressivo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Denise Figueiredo Barros do Prado, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
    Professora do departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Mídia e Interações Sociais (GIRO) da mesma universidade e pesquisadora associada do Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (GRIS) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). denisefbp@gmail.com.

Downloads

Publicado

2014-12-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

As práticas culturais no Central da periferia: características e argumentos de valor. RuMoRes, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 129–145, 2014. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2014.89642. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/89642.. Acesso em: 19 abr. 2024.