Ensino de fotojornalismo e atividades culturais

Autores

  • Atílio Avancini Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2014.89644

Palavras-chave:

Comunicação, arte, jornalismo, fotografia, fotojornalismo.

Resumo

O ensino de fotojornalismo na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) é ferramenta pedagógica que contribui de forma efetiva para o fomento e a promoção do acesso à cultura como ação extensionista. A disciplina Elementos de fotojornalismo, parte do curso de bacharelado em Jornalismo, organiza-se a partir de um método teórico-prático, aliado a duas atividades de cultura e extensão: o Espaço D’Ávila e a Semana de fotojornalismo. Estas frentes pedagógicas interagem entre si e têm o potencial de estimular a cidadania. Tendo a cultura como referência, o ensino de fotojornalismo promove diálogo interdisciplinar pela valorização de reportagens, pautas criativas e estímulo reflexivo. A difusão da cultura amplia o conhecimento e desenvolve qualificação profissional. Além de revelar o que a universidade pública produz, ela valoriza a produção imagética do estudante e também aperfeiçoa a construção da normatização da extensão universitária.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Atílio Avancini, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).
    Fotógrafo, professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com pós-doutorado na Université Sorbonne Nouvelle Paris 3. avancini@usp.br.

Downloads

Publicado

2014-12-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Ensino de fotojornalismo e atividades culturais. RuMoRes, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 166–178, 2014. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2014.89644. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/89644.. Acesso em: 29 mar. 2024.