Para além do sensacionalismo: dimensões identitárias e jornalismo midiatizado na Amazônia

Autores

  • Regina Lúcia Alves de Lima Universidade Federal do Pará (UFPA).
  • Antônio Carlos Fausto da Silva Júnior Universidade Federal do Pará (UFPA).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2014.89645

Palavras-chave:

Amazônia, audiovisual, jornalismo, midiatização.

Resumo

A mídia não está imune à midiatização. Esse campo vem reinventando as próprias narrativas com o intuito de gerar maiores afinidades discursivas junto aos receptores e interagir ainda mais com a sociedade. Este artigo se propõe a analisar as estratégias discursivas do que convencionamos chamar de jornalismo midiatizado, com o objetivo de constatar como as dimensões identitárias se revelam nesse dispositivo discursivo. Para tanto, debruçamo-nos sobre três edições do Balanço geral, produzido pela emissora afiliada da TV Record no município de Marabá, sudeste do Pará. Consideramos que as gírias, as imagens e as trilhas sonoras utilizadas no programa são sintomáticas das tentativas da mídia de se ajustar a uma Amazônia urbanizada e industrializada, para além do sensacionalismo.

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Biografia do Autor

  • Regina Lúcia Alves de Lima, Universidade Federal do Pará (UFPA).
    Professora do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM), da Universidade Federal do Pará (UFPA). rebacana@gmail.com.
  • Antônio Carlos Fausto da Silva Júnior, Universidade Federal do Pará (UFPA).
    Mestrando no Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM), da Universidade Federal do Pará (UFPA). antoniofaustojr@gmail.com.

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Publicado

2014-12-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Para além do sensacionalismo: dimensões identitárias e jornalismo midiatizado na Amazônia. RuMoRes, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 179–197, 2014. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2014.89645. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/89645.. Acesso em: 24 abr. 2024.