Conteúdos culturais do telejornalismo e a presença das mulheres jornalistas

Autores

  • Ana Carolina Rocha Pessôa Temer Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
  • Mônica Rodrigues Nunes Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2014.89646

Palavras-chave:

Jornalismo cultural, telejornalismo, mulheres jornalistas, critérios de noticiabilidade.

Resumo

Este trabalho aborda a notícia cultural (informações sobre cultura) veiculada em três telejornais matinais de emissoras de sinal aberto brasileiras: Fala Brasil (Rede Record), Notícias da manhã (SBT) e Bom dia Brasil (Rede Globo). Trata-se de um estudo comparativo que parte do desenvolvimento histórico do jornalismo cultural e do jornalismo feminino no Brasil para enfocar as características da cobertura de notícias culturais e os critérios utilizados para a seleção das mesmas no telejornalismo contemporâneo. Como elemento complementar, analisamos o papel de mulheres profissionais de telejornalismo na veiculação de assuntos ligados à cultura. Nesse sentido, pretende-se um debate sobre o jornalismo cultural, sua presença no telejornalismo e a presença da mulher jornalista no telejornalismo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Carolina Rocha Pessôa Temer, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
    Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás (FIC-UFG). Pós-doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora e mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. anacarolina.temer@gmail.com.
  • Mônica Rodrigues Nunes, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).
    Professora doutora da disciplina Projetos em televisão do curso de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Jornalista, mestre (2003) e doutora (2007) em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. mrnunes@usp.br.

Downloads

Publicado

2014-12-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Conteúdos culturais do telejornalismo e a presença das mulheres jornalistas. RuMoRes, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 198–217, 2014. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2014.89646. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/89646.. Acesso em: 23 abr. 2024.