Uso do corpo como interface: reconciliação entre imersão e interatividade em jogos de videogame

Autores

  • Gustavo Audi Universidade Estadual do Rio de Janeiro (PPGCOM/UERJ).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2014.89648

Palavras-chave:

Interface, imersão, interatividade, corporificação, videogame.

Resumo

Este artigo visa investigar o uso do corpo como interface de comando na relação entre interatividade e imersão em jogos narrativos de videogame. A princípio o fato de o sistema exigir a participação do jogador chamaria a atenção para a artificialidade da ação, quebrando, assim, o transe imersivo. Uma forma de permitir a coexistência entre interatividade e imersão na mesma obra é utilizar o corpo do jogador como interface de comando. Por outro lado, pretende-se mostrar que mesmo consoles que não utilizam movimentos isomórficos podem criar ambientes imersivos, pois a imersão e o sentimento de posse do corpo virtual dependem, dentre outros elementos, da transparência da interface de comando, assim como de estímulos audiovisuais.

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Biografia do Autor

  • Gustavo Audi, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (PPGCOM/UERJ).
    Doutorando e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (PPGCOM/UERJ).

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Publicado

2014-12-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Uso do corpo como interface: reconciliação entre imersão e interatividade em jogos de videogame. RuMoRes, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 236–252, 2014. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2014.89648. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/89648.. Acesso em: 25 abr. 2024.