Imagens de ostentação nas narconarrativas: consumo e cultura popular

Autores

  • Mauricio de Bragança Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2015.90028

Palavras-chave:

consumo, narrativas de ostentação, narcotráfico

Resumo

Este artigo pretende problematizar a produção de “imagens de ostentação” presentes na mídia marcadas por narrativas de afirmação do consumo e tudo aquilo que o mercado oferece como produção de subjetividades. Neste escopo, escolhemos produções culturais ligadas às narrativas do narcotráfico que destacam de forma afirmativa o estilo de vida de narcotraficantes, assim como evidenciam o crime e o consumo que ele proporciona como locais privilegiados de construção de identidades.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mauricio de Bragança, Universidade Federal Fluminense
    1. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Nível 2), é professor adjunto do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Possui doutorado em Letras (2007) pela Universidade Federal Fluminense e mestrado em Comunicação (2003) pela mesma instituição.

Referências

ALARCÓN, Cristian. “Es un cliché hablar de una cultura villera ligada al delito”. Entrevista a Cristian Alarcón. Miradas al sur. Año 6, edición número 280, 29 septiembre 2013. Disponível em http://sur.infonews.com/notas/entrevista-cristian-alarcon-periodista-y-escritor-es-un-cliche-hablar-de-una-cultura-villera-l Acesso em: 16 abr 2014.

DOUGLAS, Mary e ISHERWOOD, Baron. O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: Ed da UFRJ, 2013.

EAGLETON, Terry. Depois da teoria – um olhar sobre os Estudos Culturais e o pós-modernismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

HALL, Stuart. “A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo”. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 22, nº2, p. 15-46, jul./dez, 1997.

LIPOVETSKY, Gilles. “Luxo eterno, luxo emocional” In LIPOVETSKY, Gilles; ROUX, Elyette. O luxo eterno: da idade do sagrado ao tempo das marcas. São Paulo: Cia das Letras, 2005.

MONSIVÁIS, Carlos et al. “En viento rojo. Diez historias del narco en México”, El narcotráfico y sus legiones. México, D.F., Plaza y Janés, 2004.

RINCÓN, Omar. “Todos temos um pouco do tráfico dentro de nós: um ensaio sobre o narcotráfico/cultura/novela como porta de entrada para a modernidade”. São Paulo: MATRIZes, jul/dez 2013.

ROLNIK, Suely. “Toxicômanos de identidade. Subjetividade em tempo de globalização”, In LINS, Daniel (org.). Cultura e subjetividade. Saberes Nômades. Papirus, Campinas 1997.

TELLES, Vera da Silva. A cidade nas fronteiras do legal e ilegal. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2010.

Downloads

Publicado

2015-08-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Imagens de ostentação nas narconarrativas: consumo e cultura popular. RuMoRes, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 147–163, 2015. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2015.90028. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/90028.. Acesso em: 26 abr. 2024.