Outlander: um olhar feminino sobre a sexualidade
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2017.133656Palavras-chave:
Cinema, feminismo, escopofilia, televisão, indústria audiovisualResumo
A partir da releitura do ensaio Prazer visual e cinema narrativo, texto feminista clássico dos anos 1970, de autoria de Laura Mulvey, que acusa o cinema mundial – e em especial o produzido em Hollywood – de ser machista e transformar o espectador, independente de gênero, em um voyeur do sexo masculino, discuto neste trabalho as possíveis transformações acontecidas nesse quadro estético nos últimos 40 anos. Os objetos empíricos deste estudo são o romance Outlander, de Diana Gabaldon, e a primeira temporada da série de TV homônima, que estão bem distantes da misoginia apontada por Mulvey. Uma sequência de ações referentes a uma relação sexual, presente tanto no romance quanto na série televisiva, foi analisada detalhadamente, de modo a flagrar novas estratégias narrativas e estéticas da indústria audiovisual contemporânea.
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Referências
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