Outlander: um olhar feminino sobre a sexualidade

Autores

  • Carlos Gerbase Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2017.133656

Palavras-chave:

Cinema, feminismo, escopofilia, televisão, indústria audiovisual

Resumo

A partir da releitura do ensaio Prazer visual e cinema narrativo, texto feminista clássico dos anos 1970, de autoria de Laura Mulvey, que acusa o cinema mundial – e em especial o produzido em Hollywood – de ser machista e transformar o espectador, independente de gênero, em um voyeur do sexo masculino, discuto neste trabalho as possíveis transformações acontecidas nesse quadro estético nos últimos 40 anos. Os objetos empíricos deste estudo são o romance Outlander, de Diana Gabaldon, e a primeira temporada da série de TV homônima, que estão bem distantes da misoginia apontada por Mulvey. Uma sequência de ações referentes a uma relação sexual, presente tanto no romance quanto na série televisiva, foi analisada detalhadamente, de modo a flagrar novas estratégias narrativas e estéticas da indústria audiovisual contemporânea.

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Biografia do Autor

  • Carlos Gerbase, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Pós-doutorado em Cinema pela Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 e doutor em Comunicação Social pela PUCRS. É professor titular no Curso de Produção Audiovisual e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUCRS. É cineasta, com sete longas lançados. É autor de quatro obras literárias de ficção e de três obras ensaísticas na área de cinema.

Referências

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Publicado

2017-11-23

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Outlander: um olhar feminino sobre a sexualidade. RuMoRes, [S. l.], v. 11, n. 22, p. 116–135, 2017. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2017.133656. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/133656.. Acesso em: 28 mar. 2024.