Cinema e intermidialidade na América Latina

o que a cabaretera tem a nos dizer sobre este processo

Autores

  • Maurício de Bragança Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2018.145781

Palavras-chave:

Cinema musical latino-americano, Intermidialidade, Cabaretera

Resumo

As mídias ganham materialidade pela perspectiva de cruzamentos intermidiáticos que lhes garantem uma “impureza” desde suas origens. Neste artigo pretendemos discutir de que forma o cinema latino-americano se organizou através de circuitos midiáticos. Os cinemas nacionais na América Latina se estabeleceram em determinados contextos sociais, políticos e econômicos que ganharam sentido na ideia de cultura intermidiática. Para isso, nos inspiramos na presença da cabaretera num repertório do cinema musical latino-americano que, desde o início do processo de sonorização, aponta para a importância de pensarmos os circuitos midiáticos como forma de compreender as matrizes culturais que impactaram a nossa produção cinematográfica.

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Biografia do Autor

  • Maurício de Bragança, Universidade Federal Fluminense

    Professor do Departamento de Cinema e Vídeo e da Pós-graduação em Cinema e Audiovisual (PPGCine) da Universidade Federal Fluminense. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq Nível 2.

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Publicado

2018-12-20

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Cinema e intermidialidade na América Latina: o que a cabaretera tem a nos dizer sobre este processo. RuMoRes, [S. l.], v. 12, n. 24, p. 135–152, 2018. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2018.145781. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/145781.. Acesso em: 29 mar. 2024.