Um conceito de ouvinte expandido

Autores

  • Nivaldo Ferraz Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2019.150898

Palavras-chave:

Rádio, ouvinte, tecnologia, linguagem, experiência

Resumo

Do que pensaram autores da República de Weimar (Bertolt Brecht, Walter Benjamin e Rudolf Arnheim) sobre a relação do rádio com seus ouvintes, passando pela consideração dos estudos culturais ingleses e do conceito de estrutura do sentir de Raymond Williams, pode-se constituir um caminho para a discussão de como o ouvinte experimenta a interatividade com o rádio e com o som nestes dias. A despeito da amplitude atual da participação do ouvinte na programação, ela não chega a contemplar os ideais, principalmente, de Benjamin e Brecht, sendo que, este último, em sua “Teoria do rádio”, preconiza um ouvinte que fala na mesma medida do apresentador. O estudo mostra que é possível dimensionar o ouvinte atual como ouvinte expandido, uma extensão ao conceito de rádio expandido de Marcelo Kischinhevsky.

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Biografia do Autor

  • Nivaldo Ferraz, Universidade Cruzeiro do Sul

    Doutor e Mestre pelo PPG Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Professor do curso de Jornalismo da Universidade Cruzeiro do Sul.

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Publicado

2019-12-12

Edição

Seção

Artigos