Maldito bem dito, Bendito mal dito: construções discursivas a partir da trajetória de Itamar Assumpção

Autores

  • Larissa Caldeira Universidade Federal da Bahia
  • Jorge Cardoso Filho Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2021.173055

Palavras-chave:

Maldito, Crítica, Formações discursivas, Disputas, Contextualização radical

Resumo

Este artigo analisa as disputas valorativas estabelecidas nas críticas culturais brasileiras acerca da noção de “maldito”, tendo como ponto de partida a carreira musical de Itamar Assumpção, levando em conta os processos de contextualização radical (GROSSBERG, 2010) e as formações discursivas (FOUCAULT, 1987) da crítica cultural. Considerando as nuances e as complexidades do sentido do termo “maldito” a partir das experiências e expectativas, conforme Koselleck (2006), como uma tentativa de demonstrar a emergência de valores e valorações, discursos e sensibilidades, e relações de poder diante dos regimes de verdade, é possível notar como as articulações estético-políticas do termo se reorganizam em função de temporalidades e historicidades.

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Biografia do Autor

  • Larissa Caldeira, Universidade Federal da Bahia

    Jornalista graduada na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Mestra e Doutoranda em Comunicação e Cultura contemporânea no PósCom UFBA.

  • Jorge Cardoso Filho, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

    Docente do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, onde leciona em cursos de graduação e pós-graduação. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comuncação da Universidade Federal da Bahia.

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Publicado

2021-08-02

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Seção

Artigos

Como Citar

Maldito bem dito, Bendito mal dito: construções discursivas a partir da trajetória de Itamar Assumpção. RuMoRes, [S. l.], v. 15, n. 29, p. 373–400, 2021. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2021.173055. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/173055.. Acesso em: 19 abr. 2024.