Crítica contemporânea da telenovela brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2020.174425

Palavras-chave:

Telenovela, Crítica, Circulação de sentidos, Críticos

Resumo

O presente artigo analisa a crítica de telenovela realizada e veiculada no ambiente digital dos anos de 2012 a 2018, a partir do estudo dos críticos Maurício Stycer e Cristina Padiglione. Nosso objetivo principal é apreender a função dessa crítica de telenovela contemporânea, compreendendo suas características no cenário brasileiro e sua circulação de sentidos. Para isso, analisamos as críticas e entrevistas desses profissionais, entrevendo seus processos de escrita, repertórios e tipos de avaliações. Os resultados mostram que essa crítica atual privilegia análises de caráter estético, reflexões sobre as características da telenovela brasileira e o próprio lugar da crítica; bem como uma pauta de valores, em que emergem os elementos políticos e uma demanda para questões sociais apresentadas nas ficções, evidenciando uma crítica que incide e dialoga com as questões da sociedade.

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Biografia do Autor

  • Mariana Marques de Lima, Universidade de São Paulo

    Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Pesquisadora do Centro de Estudos de Telenovela (CETVN/USP) e da rede de pesquisadores do Observatório Ibero-americano de Ficção Televisiva (Obitel).

  • Maria Immacolata Vassallo de Lopes, Universidade de São Paulo

    Professora Titular sênior da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2020-12-21

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Crítica contemporânea da telenovela brasileira. RuMoRes, [S. l.], v. 14, n. 28, p. 21–45, 2020. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2020.174425. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/174425.. Acesso em: 25 abr. 2024.