Merchandising social transmídia na Rede Globo: uma análise da temática lgbtqia+ em Malhação

Autores

  • Yvana Fechine Unviersidade Federal de Pernambuco
  • Cecília Almeida Rodrigues Lima Universidade Federal de Pernambuco
  • Diego Gouveia Moreira Universidade Federal de Pernambuco
  • Gêsa Cavalcanti Universidade Federal de Pernambuco
  • Marcela Chacel Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2020.174622

Palavras-chave:

Ações socioeducativas, Telenovela, Transmidiação

Resumo

Este artigo tem o objetivo de discutir o conjunto de ações socioeducativas realizado pela Globo em Malhação com foco na questão LGBTQIA+ a partir do casal Michael e Santiago. O trabalho analisa a estratégia transmídia utilizada pela emissora na divulgação de ideias educativas sobre questões de sexualidade e coloca as ações à prova a partir da realização de um grupo focal com pessoas LGBTQIA+, em sua maioria integrantes de movimentos sociais relacionados à temática. A análise permite compreender que é preciso continuar investindo na interdiscursividade e no modelo de produção transmídia para que as ações socioeducativas tenham o efeito pretendido.

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Biografia do Autor

  • Yvana Fechine, Unviersidade Federal de Pernambuco

    Professora do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pesquisadora associada ao Centro de Pesquisas Sociossemióticas e ao Observatório Iberoamericano de Ficção Televisiva (Obitel). Bolsista de produtividade em Pesquisa do CNPq.

  • Cecília Almeida Rodrigues Lima, Universidade Federal de Pernambuco

    Professora adjunta do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco (DCOM-UFPE).

  • Diego Gouveia Moreira, Universidade Federal de Pernambuco

    Professor adjunto do Núcleo de Design e Comunicação (UFPE)) e pesquisador do Observatório Ibero-americano de Ficção Televisiva (Obitel).

  • Gêsa Cavalcanti, Universidade Federal de Pernambuco

    Publicitária. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (UFPE) e pesquisadora do Observatório Ibero-americano de Ficção Televisiva (Obitel).

  • Marcela Chacel, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Professora adjunta do Departamento de Comunicação (UFRN) e pesquisadora do Observatório Ibero-americano de Ficção Televisiva (Obitel).

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Publicado

2020-12-21

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Merchandising social transmídia na Rede Globo: uma análise da temática lgbtqia+ em Malhação. RuMoRes, [S. l.], v. 14, n. 28, p. 103–125, 2020. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2020.174622. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/174622.. Acesso em: 19 abr. 2024.