Enquadramentos de mulheres vaqueiras no Instagram: aspectos sobre enfrentamento e resistência de subcelebridades

Autores

  • Ricardo Duarte Universidade Federal de Viçosa/UFV
  • Lívia Moreira Barroso Universidade Federal do Piauí/UFPI

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2022.200403

Palavras-chave:

Autoapresentação, autorrevelação, mulheres vaqueiras, resistência, subcelebridade

Resumo

A vaquejada é uma manifestação cultural do sertão nordestino que sempre foi associada a elementos que enaltecem a masculinidade (virilidade, vigor e força), e o que era uma profissão – o ser vaqueiro – hoje também é tido como um esporte, uma brincadeira. Porém, as transformações sofridas pela antiga “pega do boi” permitiram aos poucos a presença das mulheres vaqueiras. Nesse sentido, analisamos os perfis no Instagram de duas vaqueiras que são consideradas celebridades no contexto da vaquejada, Dayane Pereira e Beterraba. Em um contexto contemporâneo em que os processos sociais se encontram midiatizados, procuramos compreender as diferentes inserções dos sujeitos no Instagram em suas situações, as alternâncias de quadros, os papéis estabelecidos e os conflitos evidenciados a partir das narrativas comunicativas produzidas. Neste sentido, observamos as narrativas da autoapresentação e da autorrevelação nos perfis selecionados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ricardo Duarte, Universidade Federal de Viçosa/UFV

    Professor do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Viçosa/UFV

  • Lívia Moreira Barroso, Universidade Federal do Piauí/UFPI

    Professora do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Piauí/UFPI.

Referências

BATESON, G. Uma teoria sobre brincadeira e fantasia. In: RIBEIRO, B. T.; GARCEZ, P. M. (org.). Sociolinguística interacional. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2002. p. 85-105.

BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BRANDÃO, T. M. P. O vaqueiro: símbolo da liberdade e mantenedor da ordem no sertão. In: MONTENEGRO, A. T. et al. História: cultura e sentimento. Outras histórias do Brasil. Cuiabá: Editora da UFMT, 2008.

CARNEIRO, D. C. B.; SIMÕES, P. G. Em ação, uma celebridade-resistência: Preta Gil e os valores contemporâneos. Rumores, São Paulo, v. 15, n. 30, p. 35-56, 2021.

CASCUDO, L. C. A vaquejada nordestina e sua origem. Natal: Fundação José Augusto, 1976.

CHARAUDEAU, P. Linguagem e discurso: modos de organização. São Paulo: Contexto, 2009.

CONDE, R. A. A. Micro, macro e megainfluencers no Instagram: o efeito do número de seguidores e da relação parassocial com a audiência no poder de persuasão. 2019. Dissertação (Mestrado em Marketing) – Universidade do Porto, Porto, 2019.

FERREIRA, H. J.; SALLES, J. G. C.; SOUSA, D. A.; MOREIRA, N. C. L.; ZEFERINO, J. C. Preconceito de gênero: a visão das atletas de futsal feminino. Pesquisa em Educação Física, Várzea Paulista, v. 9, n. 2, p. 223-230, 2010.

FRANÇA, V. R. V. Celebridades: identificação, idealização ou consumo? In: FRANÇA, V. R. V.; FREIRE FILHO, J.; LANA, L.; SIMÕES, P. Celebridades do século XXI: transformações no estatuto da fama. Porto Alegre: Sulina, 2014. p.15-36.

FRANÇA, V. R. V.; SILVA, T.; VAZ, G. F. F. Enquadramento. In: FRANÇA, V. R. V.; MARTINS, B. G.; MENDES, A. M. (org.). Grupo de Pesquisas Imagem e Sociabilidade: trajetória, conceitos e pesquisa em comunicação. Belo Horizonte: Fafich/PPGCOM, 2014. p. 134-140.

FRANÇA, V. R. V.; SIMÕES, P. G. Celebridades, acontecimentos e valores na sociedade contemporânea. E-Compós, Brasília, DF, v. 23, p. 1-25, 2020.

FRANÇA, V.; SIMÕES, P.; PRADO, D. Apresentação. In: FRANÇA, V.; SIMÕES, P.; PRADO, D. (org.). Celebridades do século XXI: diversos perfis, diferentes apelos. Belo Horizonte: PPGCOM/UFMG, 2020. v. 2, p. 17-28.

HAENLEIN, M.; LIBAI, B. Seeding, referral, and recommendation: creating profitable word-of-mouth programs. California Management Review, Berkeley, v. 59, n. 2, p. 68-91, 2017.

HILLEBRAND, M. D.; GROSSI, P. K.; MORAES, J. F. Preconceito de gênero em mulheres praticantes do esporte universitário. Revista Psico, Porto Alegre, v. 39, n. 4, 2008, p. 425-430.

LANA, L. Prefácio. In: FRANÇA, V.; SIMÕES, P.; PRADO, D. (org.). Celebridades do século XXI: diversos perfis, diferentes apelos. Belo Horizonte: PPGCOM/UFMG, 2020. v. 2, p. 11-16.

RIBEIRO, B. T.; GARCEZ, P. M. (org.). Sociolinguística interacional. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2002.

SANTOS, A. B. L.; CAVALCANTI, T. S.; MOURA, C. B. G.; MOURA, D. L. Valeu o boi! Uma análise de gênero sobre a prática de mulheres na vaquejada. Licere, Belo Horizonte, v. 23, n. 1, p. 92-111, 2020.

SCHLOSSER, A. E. Self-disclosure versus self-presentation on social media. Current opinion in psychology, [s. l.], v. 31, p. 1-6, 2020.

SILVA, G. K. N; AZEVEDO, F. F. Consumo versus cultura: a vaquejada utilizada como instrumento para a reprodução do capital em Macaíba-RN. Revista de Geografia, Recife, v. 31, n. 3, 2014.

Downloads

Publicado

2022-07-26

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Enquadramentos de mulheres vaqueiras no Instagram: aspectos sobre enfrentamento e resistência de subcelebridades. RuMoRes, [S. l.], v. 16, n. 31, p. 206–229, 2022. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2022.200403. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/200403.. Acesso em: 29 mar. 2024.