Contexto comunicativo: pensando um operador para análise de estratégias comunicativas no telejornalismo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2013.69428Palavras-chave:
Contexto comunicativo, televisão, jornalismo, mediação.Resumo
O artigo discute a produtividade do contexto comunicativo enquanto operador analítico para o estudo do lugar configurador de comunicabilidade no telejornalismo. Busca-se entender como se constroem posições e vínculos com o espectador, movimento que remete a disputas de sentido e relações de poder. Os resultados analíticos sugerem que o contexto comunicativo seja apropriado como referência para a operacionalização analítica, no interior de formatos industriais, das relações inscritas no mapa das mediações de Jesús Martín Barbero, entre instâncias de produção e consumo midiático.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro a total e irrestrita cessão de direitos autorais sobre o texto enviado para publicação na Rumores – Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias. Entendo que o conteúdo do artigo é de minha inteira responsabilidade, inclusive cabendo a mim a apresentação de permissão para uso de imagens, ilustrações, tabelas, gráficos de terceiros que, porventura, venham a integrá-lo.