A sedução de Império: surrealismo versus verossimilhança no viés da ficção televisiva

Autores

  • Robéria Nádia Araújo Nascimento Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2015.90027

Palavras-chave:

Narrativas ficcionais, teledramaturgia, mediações culturais, surrealismo, verossimilhança.

Resumo

Este texto, derivado de uma pesquisa em andamento, problematiza a teledramaturgia e suas funções narrativas, entrecruzando-se com a observação de alguns elementos que perpassam a telenovela Império e outras tramas de Aguinaldo Silva. Como embasamento teórico, dialoga com as proposições de Gordillo (2010), Martín-Barbero (2004; 2014), Bulhões (2009), Paiva (2010) e Lopes (2009), a fim de compreender as estratégias de verossimilhança e surrealismo que permeiam o universo da ficção e o tornam fértil ambiente de fruição para os sentidos plurais que mobilizam o imaginário coletivo. Aborda a concepção de realismo fantástico, na tentativa de pensar quais estratégias midiáticas fomentam a ressonância e a mediação das tramas, que despertam novos sentidos de inteligibilidade do cotidiano sociocultural. Por fim, sugere aportes teóricometodológicos para possíveis análises de produtos ficcionais seriados.

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Biografia do Autor

  • Robéria Nádia Araújo Nascimento, Universidade Estadual da Paraíba

    Doutora em educação pela Universidade Federal da Paraíba (2007). Professora titular do curso de Comunicação Social na Universidade Estadual da Paraíba, vinculada aos Grupos de Pesquisa Comunicação, Cultura e Desenvolvimento e Comunicação, Memória e Cultura Popular, e à linha Mídia e Estudos Culturais.

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Publicado

2015-12-22

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

A sedução de Império: surrealismo versus verossimilhança no viés da ficção televisiva. RuMoRes, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 106–126, 2015. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2015.90027. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/90027.. Acesso em: 18 abr. 2024.