Crítica melodramática e crítica suja: uma introdução

Autores

  • Thiago Ansel Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2015.97127

Palavras-chave:

Mídia e periferia, poder, crítica, pureza.

Resumo

Na década de 2000, a produção cultural periférica mobilizou considerável atenção da crítica acadêmica, no campo da comunicação. No período, o potencial transgressivo foi a principal medida a partir da qual manifestações identificadas com as periferias eram consideradas. A ênfase na capacidade ou fracasso em desafiar o estabelecido fez parte de um modelo interpretativo que tomava o discurso dos interlocutores periféricos como alternativa radical ao discurso do poder, portanto, limpa de suas marcas. Explorando um repertório ligado ora à higiene, ora à religiosidade - em que a separação é gesto chave na produção de pureza -, o artigo trata da necessidade de abordar as culturas subalternas sem depender do que se chamou de crítica melodramática, a qual consiste na separação radical entre os discursos estabelecidos e transgressores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thiago Ansel, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Profanações. Boitempo: São Paulo, 2007.

ANKER, Elizabeth.“Left Melodrama”. In: Contemporary Political Theory. Vol. 11, 2, 130 – 152, 2012.

BROOKS, Peter. “The Melodramatic Imagination”. In: The Melodramatic Imagination: Balzac, Henry James, Melodrama, and the Mode of Excess. New Haven London: Yale University Press, 1976.

DANTO, Arthur. A Transfiguração do Lugar-comum. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

DELEUZE, Gilles. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 2005.

DOUGLAS, Mary. Pureza e Perigo. São Paulo: Perspectiva, 2012.

HAMBURGER, Esther. “Violência e pobreza no cinema brasileiro recente: reflexões sobre a idéia de espetáculo” In: Revistas Novos Estudos, nº 78, Julho de 2007.Sarlo, 2007.

HALL, Stuart. “The spectacle of the Other”. In: Representation: Cultural Representations and Signifying Practices. London: Sage, 1997, p 223-290.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: a vontade de saber. São Paulo: Graal, 2005.

_______. “Prefácio à transgressão”. In : Estética : literatura e pintura, música e cinema. Ditos & Escritos III. Rio de Janeiro: Forense, 2001.

PRYSTON, Ângela. "O subalterno na tela: um novo cânone para o cinema brasileiro?" Texto apresentado na XIII COMPÓS-Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. São Bernardo do Campo/São Paulo, 2004.

TROTTA, Felipe. Juízos de valor e o valor dos juízos: estratégias de valoração na prática do samba. Revista Galáxia, São Paulo, n. 13, p. 115-127, jun. 2007.

TURNER, Victor. Dramas, campos e metáforas. Niterói: EdUFF, 2008.

Downloads

Publicado

2015-12-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Crítica melodramática e crítica suja: uma introdução. RuMoRes, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 325–344, 2015. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2015.97127. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/97127.. Acesso em: 24 abr. 2024.